DODÔ E OSMAR

Indicados 2016

Conheça os indicados pelo voto popular na pesquisa Ibope para o Troféu Dodô & Osmar 2016. Clique aqui.

Curiosidades

Em mais de duas décadas, o Troféu Dodô & Osmar acompanhou e registrou a história do Carnaval de Salvador em mais de vinte categorias.

Pioneiros da democratização do Carnaval da Bahia, Dodô e Osmar reuniram por meio da música alegre e contagiante, uma multidão movida pelo som dos instrumentos elétricos na década de 1950. O nome da premiação, portanto, não poderia deixar de homenageá-los.

Adolfo Antônio Nascimento (1920-1978) e Osmar Macedo (1920-1997) apresentavam em seu repertório uma mistura de influência musicais, do popular até o clássico, executado a partir do Frevo. Utilizando um velho Ford 1929, chamado de Fobica, o carro era preparado com um sistema de som que consistia de um amplificador alimentado pela bateria do próprio automóvel e dois alto falantes; a partir disso, os dois músicos saíram tocando seus paus elétricos – que posteriormente, se tornaram as guitarras baianas – também inventado por eles.

Após da reinvenção do festejo popular baiano, os Trios Elétricos, foram se desenvolvendo e permitindo a inclusão social de diversos povos e levando esta característica cultural para diversos estados e países. Com isso, hoje o Carnaval de Salvador recebe o título de “Maior Carnaval de rua do mundo”.