Versçao sedã do Ford Ka é fabricada em Camaçari
Um carro bossa-nova, brasileiro, que valoriza exatamente o sentido de que menos é mais. Essa foi a impressão deixada pelo novo Ka+, versão sedã do compacto de entrada da Ford, feito na Bahia e que, como o ritmo inventado por João Gilberto, mostra sua força nos detalhes e no conjunto.
O modelo foi testado pela equipe de Classiautos no trânsito pesado de Salvador e estradas da Bahia e passou no teste de ser uma boa opção para o uso urbano diário em família.
A novidade dele está debaixo do capô. O motor 1.0 TiVCT, de três cilindros (o anterior tinha quatro), leve e cheio de tecnologia, gera 80 cv (gasolina) e 85 cv (etanol) a 6.500 rpm e 10,2 / 10,7 kgfm de torque a 4.500 rpm. Pequeno motor, mas o 1.0 mais potente do país.
E é com ele que o sedãzinho se torna valente. Na pista, não deixa a desejar com respostas rápidas e torque suficiente para vencer os percalços do dia a dia dentro da cidade. Ágil também graças a boa direção elétrica, que torna a condução confortável, inclusive na hora de estacionar. Ponto positivo para o consumo de combustível, que na medição ficou entre 10 e 11 km/litro no uso na cidade e quase 13 km/litro na condução na estrada.
O conforto é básico em acabamento, com a utilização excessiva de plásticos duros e materiais menos nobres, mas o bom espaço interno mostra que o Ka+ é feito para o uso familiar. Característica evidenciada com o privilegiado porta-malas de 445 litros, que parece menor para quem observa o carro do lado de fora.
De série, o Ford Ka+ vem ainda com porta-malas com abertura elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas nas portas, travamento automático das portas com o carro em movimento, alarme, ar-condicionado, ajuste de altura do volante, além do sistema My Connection Gen3 com My Ford dock (com entrada para auxiliar e tomada da USB).
O sedã sai da fábrica de Camaçari por R$ 40.790 e briga com o Chevrolet Prisma e o Hyundai HB20S, este último também com motor de três cilindros 1.0. A categoria tem ainda o Renault Logan, Fiat Siena e Volkswagen Voyage. Na prática, o Ford leva vantagem em tecnologia de motor, mas perde nos equipamentos dispostos no pacote de conforto.