Marco Antônio Jr. | A TARDE SP
Midnight Edition tem pegada esportiva e visual diferenciado por R$ 166.990
Sem muito alarde, o segmento das picapes ficou bastante competitivo em 2018. Nos primeiros meses do ano, modelos como Mitsubishi L200 Triton e Ford Ranger receberam novidades para conquistar o consumidor em seus variados nichos: desde o trabalho duro pelas estradas malconservadas do País ao jovem que quer se destacar na cena urbana a bordo de uma picape. Posicionada entre as atuais LT (intermediária) e LTZ turbodiesel (abaixo apenas da top de linha High Country), a Chevrolet lançou a S10 Midnight como nova opção para quem busca uma picape com o bom conjunto mecânico a diesel com visual diferenciado sem ser tão cara como uma High Country de R$ 185,9 mil.
.
Força com baixo consumo
Testamos a novidade por cerca de 800 km, combinando, em parte, trechos urbanos, boa parte em rodovias bem pavimentadas e um trecho de 50 km de terra seca, onde a tração integral entrou em ação. Ponto de destaque no segmento é o motor 2.8 turbodiesel de 200 cv, que entrega 51 kgfm de torque disponíveis já partir dos 2.000 rpm e o câmbio automático de seis velocidades com controle sequencial. E essa potência surpreende ao empurrar os seus 2.016 kg com extrema leveza, com o bom trabalho da direção elétrica progressiva apesar da suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas, um pouco desconfortável para os passageiros. Ela também inclui controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.
A GM poderia coroar sua picape com freios a disco também nas rodas traseiras, pois, apesar do obrigatório ABS e assistente de frenagem de emergência, em alta velocidade faz falta a competência maior de frenagem. No trecho off road, a tração integral ou reduzida pode ser acionada pelo tradicional botão posicionado no console central. Nas curvas acentuadas, ela se mantém na trajetória e a força para sair de qualquer atoleiro ou vencer uma subida íngreme. Novidade da linha 208, a tecnologia CPA (absorção centrífuga por pêndulo), ajuda a tornar sua condução bem silenciosa com menos ruído e vibração, típicos dos modelos com motor diesel. Falando nisso, o consumo foi surpreendente com médias 10,5 km por litro em trecho urbano e off road e bons 17,1 km em trecho de rodovia pavimentada.
Confortável e com boa posição de dirigir, a S10 Midnight é apenas básica no interior com bancos em tecido, sistema multimídia MyLink com sistema OnStar com conexão para smartphone e que não traz câmera de ré, mas inclui sensores de estacionamento. Afinal, no campo pode não fazer falta, mas na cidade não é simples encontrar vaga para um veículo de 5,34 m de comprimento e 2,13 de largura.
Visual inspirado na cor preta
Provocativa pode ser a palavra mais exata para definir a S10 Midnight. O destaque no exterior está na cor preta ouro-negro presente até mesmo nos frisos e acabamentos e no símbolo da Chevrolet. O santo-antônio que integra a carroceria à caçamba com protetor mais alto, o que também torna o visual mais jovial. As rodas aro 18 tem acabamento preto acetinado, os faróis contam com DRL (luzes diurnas) em LED e muitos emblemas Midnight presente desde as portas dianteiras, os emblemas exteriores e traseiro. O teto, seguindo a tendência de estilo aplicada a vários veículos, vem com tecido cinza-escuro.
A série Midnight, vale lembrar, está presente também na picape Colorado, vendida nos EUA desde 2015 e já foi mostrada como tendência de estilo no Cobalt, no Salão do Automóvel de São Paulo no ano seguinte.