Marco Antônio Jr. | A TARDE SP
Novo motor 1.5 turbo a gasolina, rende 183cv associado a um propulsor elétrico de 14cv
O sedã premium mais vendido do mercado, o Mercedes Benz Classe C, corresponde a 39% das vendas da marca no Brasil. Na quinta geração já vendeu 1,9 milhão de unidades no mundo e apesar tamanho reduzido do nosso mercado, ele representa 51% do segmento que tem BMW 320i e Audi A4 como principais concorrentes. Se por um lado as mudanças são quase imperceptíveis em termos visuais, a adoção do novo motor 1.5 turbo a gasolina de 183cv associado a um propulsor elétrico de 14cv (48v) alimentado por um alternador de dupla função coloca o Classe C200 em um novo patamar. Mas ele não atua sozinho e sim complementa o motor a combustão, razão pela qual a montadora evita chamá-lo de híbrido embora ele seja de fato.
Disponível na nova versão C200 EQ Boost, também fabricada em Iracemápolis/SP, a solução melhora as respostas do motor, converte a energia da frenagem em eletricidade e melhora a eficiência do consumo em 10%. No modo “sailing” (velejar), quando há desaceleração completa, o motor desliga e entra em modo roda-livre para poupar gasolina.
.
O novo motor tem turbo compressor de fluxo duplo M264, dois níveis de abertura das válvulas de admissão e polimento dos cilindros em formato cônico. A intenção das mudanças é promover menor atrito, melhorar o tempo de resposta das acelerações e reduzir consideravelmente o consumo. Nos outros dois modelos da linha, Avantgarde e Exclusiv, o motor 1.6 turbo flexível de 156 cv e 28,5 kgfm de torque com câmbio automático de nove marchas e tração traseira foi mantido. Na versão C300 Sport o motor alemão de 258cv também não teve alterações.
.
O que muda afinal?
Com a discrição típica de um Mercedes Benz, há mudanças sutis na Classe C, presente no desenho dos para-choques, faróis e lanternas conforme a versão, na adoção do Assistente Ativo de Frenagem que detecta veículos e pedestres e sinaliza a necessidade de pisar no freio. A nova multimídia tem sistema NTG 5.5 e navegação por GPS do Android Auto ou Apple Car Play. Apesar da melhoria visível, o conjunto não tem touch screen e todos os ajustes são feitos por botões contrariando todas as soluções disponíveis no mercado.
Internamente, há novas opções de revestimento conforme o modelo com uma notável diferença com adoção de um novo volante com touch control para os ajustes da tela no cluster e no multimídia, que também é de série. No pacote de equipamentos, também estão mantidos os sete airbags dos quatro modelos, ar-condicionado dual zone, multimídia, câmera de ré com alta qualidade e chave presencial com partida por botão.
Linha Classe C 2019
A grande novidade está na nova configuração C200 EQ Boost, que exibe novos faróis, lanternas e para-choques, a adoção de um cockpit digital de 12,3 polegadas com 3 tipos de tela (clássica, esportiva e progressiva), nova tecla de ignição e o novo volante com touch control. Só na EQ Boost há motor 1.5 turbo a gasolina de 183cv com motor elétrico auxiliar de 14cv. Nas demais, segue a motorização 1.6 turbo de 156cv. A motorização da linha também ganha o sistema de recuperação de frenagem BSG (Belt Driven Starter Generator), que auxilia a recarga da bateria promovendo economia de combustível. Preço: R$ 228,9 mil.
.
No C180 Avantgarde, mudam os faróis Full LED, para-choques, desenho das rodas e lanternas formando um “C”. O volante também mudou e adotou o sistema touch control que comandam a tela da multimídia NTG 5.5 e do cluster, bastante intuitivo. Há três opção de interior: um novo cinza com preto, bege com parte superior preta e integralmente preta. Preço: R$ 187,9 mil
.
No C 180 Exclusive, mais classudo, a estrela da marca foi mantida no capô assim como o relógio analógico no console, os faróis tem novo desenho e ganhou todas as mudanças aplicadas ao Avantgarde. O interior tem apliques que imitam Madeira reforçando a identidade de um carro executivo. Preço: R$ 188,9 mil
.
Na C300 Sport, mudam as rodas de perfil esportivo e aro 18, novos faróis, lanternas e para-choques e nova grade. Como parte do kit esportivo, são 258cv no motor 2.0 fabricado na Alemanha. Há a opção dos bancos em couro marrom Artco, que reforçam a identidade esportiva. Preço: R$ 259,9 mil