Marco Antônio Jr. | A TARDE SP
Modelo terá o motor 1.0 TSi turbo de 128cv
“Acreditamos que de cada 10 carros novos vendidos no Brasil até 2022, três sejam serão SUVs” disse Pablo Di Si, presidente da Volkswagen ao apresentar aos jornalistas do Brasil o novo T-Cross. Dos cinco novos SUVs que a marca pretende introduzir aqui até 2020, a Volkswagen já lançou o modelo médio Tiguan All Space mas não esconde que o veículo mais vendido desta nova família seja o T-Cross. Virá ainda um veículo menor, posicionado logo acima do Polo com pretensão de crossover, mas também o Tarek e o grandalhão Atlas.
“Posição de dirigir mais elevada típico de um SUV. Terá uma variedade de opções de personalização”, promete o executivo ao apresentar o modelo.
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Com 4,19 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos e 1,56 m de altura, ele terá 10cm a mais em entre-eixos e 9cm a mais no comprimento em relação a versão europeia. Terá o motor 1.0 TSi turbo de 128cv ou o 1.5 TFSi de 150, motores já bem conhecidos no Brasil.
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Pacote latino
Fabricado sob a plataforma MQB, a mesma do Polo, Golf e Jetta, a estrutura foi alongada para que modelo latinoamericano ficasse maior e mais alto.
Diferente do modelo europeu o T-Cross fabricado aqui terá espaço mais generoso. Afinal a batalha aqui é mais dura com nada menos que 14 concorrentes de produtos entre R$ 60 e R$ 100 mil: Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda WR-V e HR-V, Ford Ecosport, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Renault Captur e Duster, Caoa-Chery Tiggo 2, Lifan X60, Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus. Calma: não esquecemos do décimo quarto. Sua briga também será travada com o Jeep Compass, nas versões mais caras do T-Cross que terão motor 1.4 TFSi de 150cv, com desempenho comparável a um motor 2.0 aspirado.
O SUV médio da Jeep tem preço a partir de R$ 105 mil e lidera o segmento.
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Investimentos
Para adaptar a fábrica paranaense a Volkswagen divulgou investimento de R$ 2 bilhões, tudo para ampliar em 5.000 m2 a unidade e acomodar 270 novos robôs que serão empregados na fabricação do T-Cross. A partir de São José dos Pinhais, no Paraná, o T-Cross será exportado para o México e outros países latinos mas também será fabricado na China e na Europa.