Marco Antônio Jr. | A TARDE SP
O Automóvel mais vendido do mundo com pouco mais de 46 milhões de unidades desde 1966
A décima segunda geração do best seller Corolla foi apresentada hoje no Salao do Automóvel de Guangzhou, na China. O Automóvel mais vendido do mundo com pouco mais de 46 milhões de unidades desde 1966, será oferecido em 150 países, inclusive no Brasil.
Novo Corolla
Conteúdo
O Corolla estreia consigo a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), que dará origem a vários produtos novos como um SUV compacto, que a Toyota tem pressa em desenvolver. O entre-eixos de 2,70m será o mesmo, mas ele crescerá um pouquinho na lateral e no comprimento (meros 10mm) e diminuirá sua altura em relação ao solo em 45mm, bem pouco. Com a nova geração, a suspensão traseira agora será independente, aposentando o eixo de torção usado hoje. O câmbio CVT é o mesmo mas com nova calibração que permitirá uma aceleração mais direta.
Novo Corolla
Apesar da variação entre os países, a base do novo carro será o novo motor 2.0 denominado com transmissão CVT ou ainda câmbio manual de seis marchas. Novos itens de segurança e de conectividade farão parte do pacote. Entre elas o Data Communication Module (DCM), um módulo de conexão com a internet que permitirá aos usuários um monitoramento do carro em tempo real, algo incomum neste segmento mas já usado pelas montadoras premium. Outra novidade será a adoção de tecnologia híbrida que vai resultar em novas versões, ainda não detalhadas.
Estratégia mundial
O novo Corolla estreia primeiro na China na metade do próximo ano, como modelo 2020, e logo depois no Japão e depois na Índia, falando especificamente no mercado asiático. Em janeiro, durante o Salão de Detroit, a Toyota deve detalhar a estratégia de lançamento para o mercado americano, o que incluirá América Latina e, claro, o Brasil. Nesta nova geração além do sedã haverá a variação perua e também o hatch, que deve ter apelo mais esportivo.
Novo Corolla