O que fazer antes de botar os pneus na estrada
Temperando a viagem
Abasteça em postos conhecidos por você e não deixe o combustível muito tempo parado no tanque antes de pegar a estrada. Se você vai sair de madrugada ou bem cedinho, encha o tanque na noite anterior.
Pneus cheios de si
Confira a calibragem dos pneus quando eles estiverem frios e, caso você não tenha o próprio calibrador, faça essa operação num posto de sua confiança. Não esqueça de inspecionar o estepe. Em caso de bolhas, substitua, pois esse é um indicativo de dano estrutural irreversível na carcaça, com riscos de explosão, na estrada. Cheque itens como macaco, triângulo e chave de roda. Não esqueça de checar o alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas – essas devem estar livres de amassados.
Filtre tudo que é líquido
Efetue a troca e fluidos conforme indicado no manual do proprietário. É recomendado trocar o lubrificante do motor e o filtro correspondente a cada troca de óleo, isso garante maior eficiência desse lubrificante e aumenta a vida útil do motor.
Uma janela para o céu
Cheque se as lâminas e as borrachas dos para-brisas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Lave a borracha das palhetas apenas com água e complete o nível do reservatório correspondente adicionando líquido apropriado.
Evite travamentos
O nível do fluido de freio e possíveis vazamentos devem sempre ser checados. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, peça uma avaliação mais minuciosa. Se na freada o carro puxar para a direita ou para a esquerda, é sinal de problema.
Sistema elétrico
Verifique se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando bem. Substituir uma lâmpada queimada pode prevenir um acidente.
Serviço de bordo
Uma provisão de água e comida leve (frutas ou sanduíches) torna a viagem mais agradável. Evite bebidas gaseificadas e adocicadas. Lembre-se de que não é todo bar de beira de estrada que serve aquela buchada de bode com a receita secreta da sua família.
Entretenimento
Se o seu carro está equipado com telas para os passageiros do banco traseiro, boa parte do problema está resolvido. Se o estoque de filmes não cobre todo o tempo da viagem, invente desafios, como descobrir o primeiro carro com números que correspondem à idade dos pimpolhos ou quem avista o primeiro cajueiro no acostamento.
Olho vivo
Por mais que você tome cuidado, há sempre alguém que se julga acima de tudo e de todos. Mantenha a calma em situações de risco e não se envolva em disputas de posição. Eventualmente a sinalização pode parecer exagerada, mas respeito é bom e o futuro gosta: aquelas placas estão ali por algum motivo justo.
Jejum e gogó
Se for dirigir, não beba nada alcoólico. É bem possível que você cruze com alguém que não obedeceu a isso, mas um motorista sóbrio tem mais chances de evitar um acidente provocado por quem bebeu o que não devia.
Curta sua rede
Se você vai viajar, procure dormir um pouco mais no dia anterior, o que vai ajudar a começar o dia mais disposto; o mesmo vale para a volta. Se a viagem é longa, vale a pena compartir o posto de comando com alguém que também siga essas dicas.