Hatch é inspirado no Polo GTI europeu
Quem aprecia o bom comportamento dinâmico da linha VW e sente prazer em acelerar, como alguém que se entusiasma até com o barulho do motor, já tem como propor um acordo com Papai Noel. As esperadas versões GTS do hatch Polo e do sedã Virtus começam a desembarcar nos concessionários da marca a partir de janeiro. Apresentados no Salão do Automóvel de 2018, A TARDE Autos avaliou o desempenho do primeiro e examinou o protótipo do segundo, em apresentação realizada na Fazenda Capuava (SP). Ainda sem preço definido, os modelos deverão chegar ao consumidor por preços em torno de R$ 100 mil/R$ 110 mil, posto que as versões Highline desses modelos são oferecidas por R$ 84.770 e R$ 91.685, e a versão 1.4 Highline do sedã Jetta é cotada a R$ 119.990.
Por muitos anos avessa a dar conotação esportiva aos seus produtos, já faz algum tempo que a marca alemã optou por explorar vertentes esportivas dos seus automóveis de grande produção: em 1974 apareceu o Super Fuscão 1600 S, um Fusca equipado com motor 1.6 de dupla carburação e que, entre outros detalhes de personalização, trazia uma pequena carenagem junto às entradas de ar do capô traseiro. Em meados dessa década apareceu o Passat TS, modelo que rapidamente tornou-se vencedor nas pistas e sonho de consumo de jovens, e não tão jovens, daquela época. Atualmente, é um automóvel altamente desejável no florescente mercado de clássicos brasileiros. Mais tarde a sigla GTS surgiu para identificar modelos Gol e Passat de melhor performance.
No último Salão do Automóvel de São Paulo, Polo e Virtus com tratamento GTS foram exibidos em caráter de lançamentos previstos para o pacote de 20 novos produtos que a fábrica lançaria no biênio 2019/20. Cerca de um ano mais tarde, na semana passada, os protótipos mostrados à imprensa especializada foram descritos como versões bem próximas daquelas que chegarão aos concessionários da marca e que poderão sofrer pequenas alterações até lá. Os dois modelos traziam toques do pacote Highline. O Polo, modelo disponível para avaliação dinâmica, exibia um interior com o painel digital, estofamento em couro com costuras em cor vermelha; os assentos dianteiros com encosto de cabeça incorporado e modelagem de anatomia mostraram-se eficientes: os ressaltos do banco e do encosto ajudavam a evitar movimentos parasitas do corpo nas curvas.
Virtus e Polo: transmissão automática
Para aproveitar melhor os índices de potência e torque do motor 250 TSFI de quatro cilindros, turbo, de injeção direta (150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm a partir de 1.400 rpm), foram feitas alterações na suspensão. Na traseira o eixo tem melhor rigidez torsional, o que evita os movimentos nas curvas. Para equilibrar o conjunto, a barra estabilizadora dianteira ganhou maior diâmetro e os amortecedores têm calibragem adequada ao desempenho mais esportivo. O câmbio AQ250-6F é o mesmo das demais versões e, portanto, oferece seis marchas com troca sequencial, tanto através da alavanca no console central, quanto pelas borboletas instaladas junto às hastes horizontes do volante, que tem arco inferior achatado.
Multimídia
A dupla terá motor 1.4 TSI flex de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque
Na tela multimídia de 8" é possível selecionar um entre quatro modos de condução que determinam a sensibilidade da direção, rotação de mudança de marchas, curva de torque e ruído do escapamento, na medida em que se vai do modo básico ao esportivo. Na opção individual pode-se criar uma combinação personalizada, que inclui os ajustes de sensibilidade do volante, pontos de trocas de marcha, climatização, e nível de som do escapamento. O painel digital oferece velocímetro e conta-giros analógicos, sendo que há possibilidade de visualizar um conta-giros digital no centro, entre várias outras opções.
Externamente, nota-se o uso de faróis dianteiros em LED, rodas de liga leve de aro 17 (fala-se em um pacote opcional com rodas de aro 18") e inscrições que identificam a versão GTS, detalhe que nos carros expostos esses emblemas estavam cobertos. O Virtus tem um pequeno defletor de ar na extremidade do porta-malas, enquanto o para-choques dianteiro tem apelo esportivo, notado através de entradas de ar com maiores dimensões.
No Virtus, o spoiler fica na ponta da tampa do porta-malas