Strada Opening Edition: kit especial e acabamento exclusivo | Fotos: Divulgação
De tempos em tempos elas aparecem e chamam a atenção, não só pelo nível de equipamentos como pelas cores diferenciadas e até preço. São as séries especiais de alguns veículos, na maioria das vezes em edição limitada.
A estratégia precisa ser avaliada. “Uma coisa é ter um carro com algum logo diferente, um adereço, fazendo apologia a algum evento, como Copa do Mundo. Pode ser interessante quando parte de uma versão mais simples com alguns equipamentos e também pode ser baseada em algum carro top com algum elemento diferencial. Considero uma série especial quando o equipamento está aliado a um acréscimo importante, com desempenho superior, por exemplo. E assim passa a ser um investimento”, avalia Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria Jato do Brasil, que é contrário a apenas adereços.
Isso porque a longo prazo, em sua opinião, tende a desvalorizar o veículo. “Por exemplo, uma proteção diferente na caixa de rodas. Daqui a 15 anos, se aquela peça quebrar será que o dono do carro vai encontrá-la? Ou partes do revestimento interno em uma cor especial, será que consegue comprar? Quando é só um penduricalho estético tende a desvalorizar o veículo no longo prazo. A tendência é cair no esquecimento. Porém, quando ganha um incremento de performance, aí é diferente”, completa o consultor automotivo.
Toyota Hilux GR-S por R$ 239.590 (diesel)
Tricolor
Uma das poucas modificações recebidas na Toyota Hilux GR-S (sigla para Gazoo Racing Sport), lançada às vésperas da pandemia, é sua suspensão recalibrada para rodar em velocidades maiores na terra e cascalho, ou seja, no off-road. Essa segunda geração teve apenas 500 unidades (400 da diesel e 100 da gasolina V6), com a chancela de desenvolvimento pela divisão esportiva da marca, a Gazoo Racing.
Raras unidades ainda podem ser encontradas nas concessionárias por R$ 239.590 (diesel) e R$ 222.290 (V6). Estribos laterais, capô e teto na cor preta, roda de liga-leve aro 17'' com desenho exclusivo na cor preta, santantônio com novo design, grade dianteira com logo Toyota por extenso, lanternas traseiras escurecidas, adesivos nas portas e emblema GR nas portas dianteiras e na grade e – claro – uma placa com a numeração limitada são os diferenciais que a fazem custar R$ 10 mil a mais que a topo de linha SRX.
Yaris Série Especial S: são 450 unidades
Já no lançamento da linha 2021 do Yaris, a Toyota iniciou a oferta da série especial S para o hatch. São 450 unidades pelo mesmo valor e equipamentos da topo de linha XLS Connect, a R$ 89.990, com diferenciais na aparência: por exemplo, o novo desenho das rodas de 16” (na versão convencional é de 15”), faróis e filetes com detalhe na cor vermelha, lâmpadas de LED nas lanternas traseiras em LED e bancos em couro com costuras vermelhas. O motor é o 1.5 de 110 cv e câmbio CVT.
“Recebemos um volume muito pequeno de séries especiais. Por exemplo, essa do Yaris S só foram 450 unidades produzidas e aqui na loja e filial vieram dois e foram vendidos”, afirma Fátima Maria Neves Gomes, gerente de vendas da Terra Forte Toyota.
Peugeot 2008 In Concert JBL: alta qualidade sonora
Alta qualidade de som
Se financeiramente é preciso ver caso a caso, e quase sempre não vale a pena, um sistema de som mais potente pode ser o diferencial valorizado pelo consumidor. Eis o caso do Peugeot 2008 In Concert JBL, outra série lançada um pouco antes de chegar a pandemia ao país de apenas 50 unidades. Por fora as diferenças são discretas: logotipos In Concert nas laterais de veículo e no painel.
O kit sonoro adicional traz quatro alto-falantes, dois tweeters, um processador digital e um subwoofer slim de 100W por adicionais R$ 112.590, ou R$ 1.500 a mais que a versão Griffe THP com mesmo motor turbo 1.6 de até 173 cv e câmbio automático de seis marchas.
Nissan Kicks Série Uefa Champions League
Apaixonados por futebol
Este ano a Nissan repete a série Uefa Champions League Limited Edition para o Kicks, com a assinatura do torneio
europeu de clubes de futebol. São mil unidades para Brasil, Argentina e Paraguai a R$ 103.010.
Baseada na versão SV, que custa R$ 101.590, a série Uefa do Kicks traz rodas de aro 17” com acabamento preto, aerofólio, bancos revestido com material sintético, faróis com máscara negra e adesivos alusivos ao campeonato. Apenas uma maquiagem por adicionais R$ 1.420. O motor de ambos é 1.6 16V flex de até 114 cv e transmissão CVT.
Eclipse Cross Outdoor: reforça estilo mais rústico
Visual sport
Duas séries especiais complementam a linha Eclipse Cross, da Mitsubishi: a Sport (R$ 170.990) e a Outdoor (R$ 171.990), ambas baseadas na versão top de linha HPE-S (de R$ 168.990), em edição limitada de 200 unidades cada.
A Sport exibe acabamento preto no lugar do cromado e grade e detalhes nos para-choques imitam fibra de carbono. As caixas das rodas são pintadas na mesma cor da carroceria e as rodas são pretas. A Outdoor reforça um estilo mais rústico com molduras em preto fosco e pneus perfil mais alto (235/60). Ambas trazem rodas de 18” e sistema sonoro premium JBL. O motor é o 1.5 turbo a gasolina de 165 cv.
C-Serie do Citroën C4 Cactus: visual novo
Elementos estéticos
Mais recentemente surgiu a série C-Serie do Citroën C4 Cactus, a partir da versão Feel Automática (R$ 96.990), apenas com novidades no visual, por R$ 99.990 as 300 unidades disponíveis. O motor é o 1.6 de até 118 cv.
Acabamento vermelho nas capas dos retrovisores e nas molduras dos faróis de neblina e dos air bumps nas portas dianteiras, pintura preta nas rodas de 17”, teto e barras flutuantes são os destaques externos. Por dentro, apenas o tapete personalizado com o logotipo da série especial é o diferencial.
Caixa com brindes
A Fiat lançou a edição Opening Edition para comemorar a boa performance da Strada, líder de vendas entre os comerciais leves. São 250 unidades desta edição limitada que oferece de diferente um kit especial e acabamento exclusivo por R$ 92.290, ou seja, R$ 10 mil a mais que Volcano 1.3 Cabine Dupla de 109 cv, da qual originou.
Disponível no tom branco-alaska, tem acabamento no para-choque dianteiro e nas barras de teto na cor grafite e preto brilhante nos estribos laterais e retrovisores, e rodas de liga-leve maiores (16”). Engate de reboque e divisor de carga na caçamba são outros diferenciais.