A polícia Civil de Itaju do Colônia prendeu um homem identificado como Renilton, motorista de uma carreta que trasportava 30 reses roubadas da Fazenda Belo Horizonte, de propriedade de Jaime Oliveira do Amor, no município de Itaju do Colônia. A propriedade foi uma das 55 retomadas em ação de pataxós hã-hã-hãe, no início do ano. Na delegacia, o motorista afirmou que foi contratado por um índio, conhecido como Enoch, para levar o gado até o município de Santa Luzia.
O agente investigador Sagro Bonfim informou que recebeu a denúncia e montou uma barreira na região de Água Vermelha, município de Pau Brasil, na noite desta sexta-feira (16), onde interceptou o veículo, que foi levado para a delegacia local. “Ao examinar os animais, percebemos que das 30 cabeças, 28 tinham a marca do fazendeiro Jaime do Amor”, afirmou o policial. O gado, que inclui adultos e novilhos de leite e corte, está retido no matadouro de Pau Brasil.
Fazendeiros da região retomada pelos índios informaram que oito carretas, cada uma com 21 bois, avaliados em R$ 330 mil, já foram roubadas. Preso em flagrante e indiciado por roubo de gado, Renilton pagou fiança e foi liberado. Segundo o policial, o índio Enoch fugiu. Ele já seria foragido da Justiça, acusado de tentar matar, com seis tiros, um presidiário beneficiado com indulto, no Natal do ano passado.