A 4ª Cavalgada de São Desidério, realizada neste domingo, relembrou os pioneiros do transporte, que escoavam a produção do Vale do Rio Grande e afluentes (no extremo oeste do Estado) e retornavam com mercadorias industrializadas para abastecer não apenas a população regional, mas também os moradores do norte dos Estados de Minas Gerais e Goiás, hoje Tocantins.
Antes da largada, os cerca de 500 cavaleiros e amazonas de seis a 80 anos, moradores da cidade e da zona rural, bem como de municípios vizinhos, participaram de uma oração dirigida pelo padre Sérgio Reis. O evento, que fez parte da comemoração dos 46 anos de emancipação política de São Desidério, totalizou um percurso de 43 km de paisagens bucólicas, grande parte em estradas estreitas, de pedras entre serras, onde sequer é possível passar de moto. Porém, para Emerson Cardoso, 9 anos, não houve dificuldade, “foi pura diversão”.
“Traçamos o itinerário contemplando antigas localidades, onde era, e em alguns casos ainda é, tradição o transporte de montaria”, disse o coordenador do passeio, Claudiney Carvalho.