Danilo Bispo dos Santos, de 36 anos, foi preso em flagrante nesta quarta-feira, 2, em Porto Seguro (709 km de Salvador), extremo sul da Bahia, enquanto tentava aplicar mais um golpe de estelionato. Ele confessou o crime e pode pegar até seis anos de cadeia.
Há cerca de vinte dias ele vinha atuando como falso vendedor da Brastemp, no setor de venda programada. Danilo dos Santos tinha ficado no emprego por uma semana e foi demitido por fazer promessas falsas, como a entrega do produto antes do prazo.
Antes de ser demitido, porém, ele tirou xerox do formulário de pedidos de compras. Em posse desses pedidos, conseguia ludibriar as pessoas e se passar por vendedor, dando golpe em 32 pessoas, das quais recebeu mais de R$ 3 mil em dinheiro.
“Eu sou viciado em crack. Vendia computadores e geladeiras com esses formulários e pegava a ‘entrada’ que as pessoas davam. Sei que estava fazendo errado. O vício é que me fazia ter de enganar as pessoas”, afirmou ele, que se diz evangélico.
O vendedor autorizado da Brastemp em Porto Seguro, Osvaldo dos Santos Caneca, que esteve na delegacia junto com outras cinco vítimas do estelionatário, explicou que a empresa ressarcimento só poderá ser feito se o formulário de venda for original. “Xerox de formulário não vale, tem de ser o original”, afirmou Caneca, informando que os vendedores autorizados andam fardados e com crachá.