Com a meta de restaurar 2 mil hectares de vegetação nas margens de nascentes e de rios em um ano, foi lançada nesta segunda-feira (29) a campanha “LEM APP 100% LEGAL”, no Centro de Treinamento do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, a 944 km de Salvador. Na oportunidade foram apresentadas outras atividades que integram a campanha, como a produção de mudas em parceria com produtores rurais do município e a criação de uma rede coletora de sementes.
Segundo a coordenadora do Programa Cerrado Pantanal, da ONG Conservação Internacional, Georgina Cardinot, o público alvo da campanha são os produtores rurais, “para manter as áreas de preservação permanente (APPs) ainda conservadas e restaurar as áreas que precisam ser recompostas, seja para a função de recarga de água subterrânea, controle de erosão ou refúgio dos animais”.
Coordenadora do parque Fioravante Galvani, Mariângela Pinho, afirmou que a pretensão é também ampliar o envolvimento das comunidades. “Estamos realizando o Festival de Sementes, este ano, em duas escolas da zona rural, onde os alunos já foram sensibilizados e vão nos ajudar na formação do banco de sementes de plantas nativas do cerrado”, disse.
Os produtores rurais que desejam restaurar suas APPs podem se cadastrar a custo zero na secretaria municipal de Meio Ambiente ou no Parque Fioravante Galvani. “Terão apenas o compromisso de disponibilizar funcionários para ajudar no plantio das mudas e para a manutenção das mesmas”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Fernanda Aguiar.
A secretária enfatizou ainda que em uma ação independente desta campanha, no início deste ano foram plantadas cerca de mil mudas de espécies nativas nas margens dos rios de Janeiro e Balsas, não apenas nas margens dos leitos, mas também no entorno de nascentes, em locais conhecidos como veredas.