Começa a partir desta terça-feira, 29, no extremo sul baiano as celebrações dedicadas a São Pedro com uma programação que mistura o sagrado e o profano. As cidades mais tradicionais nas homenagens ao santo dão continuidade aos festejos juninos e oferecem atrativos para todos os gostos com missa, procissão e festa de rua.
As comemorações no extremo sul se estendem até o dia 4 de julho, quando terminam as festas juninas da região. O município de Alcobaça (a 821 km de Salvador) terá durante todo a terça – data oficialmente destinada ao santo pela Igreja Católica –, atividades religiosas e manifestações populares. A data também se torna especial para a comunidade local porque Alcobaça é uma cidade que sobrevive, dentre outras atividades econômicas, da pesca e, São Pedro é o padroeiro dos pescadores.
A programação conta com a tradicional procissão marítima e terrestre, além de missa e benção dos barcos pela manhã. Haverá, na parte da tarde, apresentações de bandas e quadrilhas locais. À noite, uma missa especial encerra o período de novena. A homenagem continuam com a animação de bandas da cidade. Por conta dos festejos, a prefeitura local decretou recesso na cidade desde esta segunda-feira, 28.
Pedrão - Já em Eunápolis (643 km de Salvador) acontece o Pedrão 2010, considerada a maior festa de São Pedro do País. O Pedrão tem início nesta quinta-feira, 1º, e segue até o fim de semana. A prefeitura acerta os últimos preparativos da estrutura do evento que está sendo montada no início da BR-367 e terá segurança especial das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.
De acordo com o comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Roberto Oliveira, serão utilizadas câmeras para fazer o monitoramento em toda a área do evento. A PRF vai instalar três postos fixos que funcionará durante 24 horas nas saídas da cidade (dois na BR-101 e outro na BR-367).
Atrações - Uma das atrações mais esperadas, o cantor e compositor Gilberto Gil, se apresentará no sábado, quando é esperado o maior público do evento. “Esse é o dia mais esperado da festa porque é a primeira vez que Gilberto Gil vem a Eunápolis”, disse o motorista Danilo Machado Oliveira, 29.
A abertura do Pedrão ficará por conta de Claudia Leitte e Calcinha Preta. Além do ex-ministro Gil, o evento vai trazer Aviões do Forró, Chiclete com Banana, Dominguinhos, Marcelo Marrone, Targino Gondim, Jorge e Mateus, dentre outros. A prefeitura informou que espera receber 100 mil pessoas por noite.