O comandante do Policiamento Especializado da PM, coronel Antônio Fontes, confirmou que a corporação iniciou testes com um novo sistema de monitoramento, na tentativa de antecipar cada vez mais a reação policial às investidas de assaltantes.
"Adquirimos 70 tablets, equipados com o sistema Android, que estarão conectados às câmeras spin dome (com alcance de visão de 360°), instaladas em frente a agências bancárias, mostrando o que acontece em tempo real", ilustrou o oficial.
Segundo ele, as imagens serão transmitidas para tablets instalados em viaturas e para a sede de cada companhia da PM da região. "Com isso, a mesma equipe poderá cobrir até oito municípios, o que vai melhorar muito as nossas ações", destacou.
Em fase de testes, a nova estrutura já está funcionando em Condeúba (657 km a sudoeste de Salvador). A previsão do militar é a de que todo o sistema esteja operando até o próximo mês de março. "Também buscaremos parcerias com as agências para a instalação de câmeras em cada uma delas", concluiu.
Fiscalização - O delegado Cleandro Pimenta, diretor do Departamento de Crimes contra o Patrimônio da Polícia Civil, defende fiscalização mais severa à população carcerária para contribuir no combate aos assaltos a bancos.
"Há quadrilhas formadas nos presídios e articulando crimes. Se quiserem acabar com pelo menos 30% da criminalidade, é preciso impedir totalmente que os presos tenham acesso ao celular para falar com pessoas do lado de fora", alertou.
Pimenta informou que, no ano passado, o Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras prendeu 113 envolvidos em assaltos (foram 148 em 2011). Nas ações, 32 suspeitos acabaram mortos (no ano anterior foram 40).