Jair Mendonça Jr.
As intervenções alcançaram a rua Ernesto Carneiro Ribeiro, na localidade de Coroa, em Vera Cruz
Obras de intervenção e manutenção em alguns trechos das rodovias que cortam os municípios de Vera Cruz, Itaparica e Nazaré melhoram a trafegabilidade da região.
De acordo com o titular da Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT) - vinculada à Seinfra -, Saulo Pontes, a BA-001, entre Bom Despacho e Nazaré; a BA-532, entre Itaparica e Vera Cruz; e a BA-533, de Itaparica a Bom Despacho, foram os locais que receberam os reparos.
"Um paraíso tropical que precisa ser preservado, mas também receber investimentos que facilitem a vida de quem ali vive ou visita. Esta é a proposta do governo do estado para a zona turística da Baía de Todos-os-Santos", disse Saulo Pontes.
Moradores da localidade conhecida como Coroa, que pertence a Vera Cruz, comemoram as intervenções. A primeira etapa da obra de pavimentação de dois quilômetros, partindo da BA-001 sentido ao distrito de Baiacu, está em fase final.
Neste primeiro trecho, a SIT está executando a pavimentação em paralelepípedo. Para a dona de casa Joselita Maria dos Santos, 73 anos, o fim da poeira e da lama marca o início de um novo tempo no local.
"Antes era a lama pura. A gente parecia porcos; andava na lama. Depois que terminar a obra, a poeira vai baixar", disse Maria.
Os sete quilômetros (dois em paralelepípedos e cinco com asfalto) que ligam a BA-001 à comunidade de Baiacu serão recuperados.
Investimentos
Segundo Saulo Pontes, com a restauração da pavimentação do segmento da BA-001, de Nazaré até Bom Despacho, o governo se viu na obrigação de melhorar a capacidade de trafegabilidade de alguns segmentos, a exemplo de Cacha Pregos, Baiacu e Vera Cruz.
"Nos dois primeiros quilômetros, tínhamos dificuldade devido à ocupação de casas. Após um estudo, fizemos uma drenagem subterrânea, que atende ao serviço que está sendo executado", explica Pontes.
Na opinião do superintendente, as intervenções melhoram o acesso dos veranistas que têm como destino a Ilha de Itaparica.