O turismo religioso é uma das principais apostas do setor na Bahia | Foto: Uelder Negrão | Acervo Santuário | 6.8.2018
Nem só a beleza de praias, trilhas, sol e maravilhas naturais nutre o turismo baiano na Alta Estação. Depois de Itacaré e Itaparica, desta vez o município de Cairu, no baixo sul, fez valer o calendário de festas religiosas para atrair turistas.
Foi a festa do padroeiro, São Benedito, celebrada no domingo. Depois da missa na Igreja do Convento de Santo Antonio, a multidão saiu em procissão pelas ruas da cidade para cultuar também o Rei e a Rainha da festa.
Uma série de manifestações culturais resistentes e reinventadas também fez a festa em Cairu: reis, marujos, congos, cheganças, fanfarras e a presença da Filarmônica Centro Popular Cairuense.
A próxima festança cultural e religiosa está prevista para Lençóis, dia 23, com o culto ao Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, protetor dos homens do garimpo, atividade oficialmente extinta na região desde a ascensão do turismo em 1996.
Agora, a festa faz 168 anos e atrai turistas e nativos em uma confraternização superada apenas pelo São João, no meio do ano. Reformada no meio do ano, a imagem do Bom Jesus, levando a cruz, sai em procissão pelas ruas da Cidade-Patrimônio.
A festa vai até 2 de fevereiro e alcança ares de pândega geral nas barracas ao longo da avenida, no trecho entre as proximidades da Igreja de Senhor dos Passos até o início da subida dos Caldeirões do Serrano.
O louvor a Senhor Bom Jesus dos Passos vem desde o período colonial e tem como uma das curiosidades o fato de ter chegado a Lençóis uma imagem maior que a encomendada por comerciantes portugueses ali radicados, enquanto o município de Cachoeira, a Cidade-Heroica, teve de contentar-se com uma réplica de menor proporção que está lá até hoje, por conta da troca de ‘santos’ entregues pelos fornecedores ‘santeiros’.
“O filme é corajoso, por mostrar o jogo sujo que resultou no meu afastamento do poder e como a mídia venal, a elite política e econômica brasileira atentaram contra a democracia no país”
Dilma Rousseff, ex-presidenta da República, comentando a indicação de “Democracia em Vertigem” ao Oscar 2020 na categoria de melhor documentário
Inscrições para o Senai
Encerram-se no próximo dia 26 as inscrições para o processo seletivo dos cobiçados cursos técnicos do Senai Bahia, que este ano vai oferecer 4 mil vagas em todas as regiões baianas. A gratuidade das inscrições é outro fator que implica na necessidade de rapidez e atenção no cumprimento no prazo, devido à alta procura e preenchimento das vagas.
Para facilitar quem tem acesso digital, basta acessar o endereço www.tecnicosenai.com.br pois a única forma de inscrição pela web.
Entre as boas novidades este ano, está a oportunidade de pedir o crédito estudantil CredTEC, uma parceria firmada entre o Senai e a fundação de crédito educacional Fundacred.
Targino na disputa?
O deputado estadual e líder da oposição na Alba, Targino Machado (DEM), deve revelar em fevereiro se será um dos nomes na disputa pela prefeitura de Feira de Santana. O deputado disse que sonha em ser chefe do executivo da Princesa do Sertão, mas que não tem pressa e nem angústia para conquistar cargo.
– Confesso que não tenho como pensar outra coisa no cotidiano, porque o povo me tem requerido isso. Estou me preparando psicologicamente para ver se consigo postular uma candidatura, não me falta vontade, mas não tenho ansiedade por isso, angústia zero. Preciso ter responsabilidade e ver se isso será uma coisa boa para mim e para Feira de Santana, se não for boa para nós, que Deus me dê o livramento – disse o deputado.
POUCAS & BOAS
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) anunciou neste início de 2020 que no ano passado bateu o seu recorde e capacitou cerca de 15 mil pessoas em mais de 500 atividades como cursos, palestras e seminários. A marca superou o ano de 2018, quando foram capacitadas cerca de 9 mil pessoas no Centro de Treinamento da entidade. A expectativa para este novo ano é atingir 17 mil pessoas com o programa de qualificação da mão-de-obra regional.
Começa hoje na União dos Servidores Municipais de Itabuna o cadastramento dos ambulantes que vão trabalhar durante o carnaval antecipado que acontece entre 6 e 9 de fevereiro. A expectativa dos organizadores é que pelo menos mil pessoas façam o cadastro, para atuar em diferentes áreas do circuito da folia.