Há temor de grande fluxo para a Ilha de Itaparica / Foto: Shai Andrade | Ag. A TARDE
Em áudio atribuído ao prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius (MDB), há a informação de um suposto pré-acordo com o governo do Estado para que o sistema ferry boat e as lanchas não funcionem entre segunda-feira ,25, e domingo, 31.
Haveria o temor de que, com a antecipação de feriados anunciada em nove municípios, entre eles Salvador, houvesse um grande fluxo da capital baiana para a Ilha de Itaparica.
O prefeito diz que, ao saber das medidas, telefonou para o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. "Há um pré-acordo de que não haverá operação de lanchas e ferries de segunda a domingo. Ficamos de estabelecer um acordo de que haja o transporte na segunda, apenas no período da manhã, para que as pessoas que vieram para a ilha desavisadas possam retornar a Salvador", afirma.
Além disso, haveria o acerto para um controle rigoroso na Ponte do Funil, para que as pessoas não usem as estradas para viajar à ilha. O governo do Estado ainda não confirmou se este será o procedimento em relação aos ferries e lanchas.
Atualmente, já existe um decreto estadual que suspende o funcionamento do ferry e lancha aos sábados, domingos e feriados.
Em vídeo enviado a seus contatos, a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda (PDT), diz que o Estado ainda estuda a questão. "Peço que tenham calma, em especial àqueles que fazem tratamento fora. O governo do Estado está verificando como se dará, ao longo da semana que vem, pela antecipação dos feriados, a operacionalização do sistema. Estamos em diálogo constante. Meu posicionamento é que a gente proteja a vida das pessoas, em especial das pessoas que fazem tratamento fora daqui. Tudo que sair fora disso são falácias e tentativas de obtenção de mídia", afirma.