As buscas pelos três passageiros desaparecidos após naufrágio no lago de Sobradinho, no último dia 29, serão retomadas nesta quinta-feira, 8, depois de interrompidas no final de semana para que equipamentos, como o desencarcerador para cortar a parte da embarcação e roupas adequadas de mergulho, chegassem a Sento Sé.
A embarcação Travessia do Mar Vermelho, que tinha a bordo 40 pessoas, viajava entre as cidades de Remanso e Sento Sé (a 491 km de Salvador), quando afundou. O acidente deixou cinco desaparecidos e uma criança morta.
Os trabalhos foram acompanhados por familiares e amigos das vítimas, que mantêm a esperança de encontra-los até esta sexta, 9. Conforme o tenente da Marinha, Fernando Araújo, a profundidade e a lama que tem no fundo do rio, dificultam a visibilidade e o trabalho de resgate.
O delegado de Sento Sé, Raimundo Guerra, já ouviu 15 pessoas resgatadas do naufrágio e até a próxima quarta, 14, pretende pegar depoimento todos dos 21 sobreviventes, incluindo o condutor da embarcação, Evandro dos Santos Nascimento.
"Até agora não percebemos nada que possa responsabilizar o comandante da embarcação sobre o acidente. Todos testemunham sobre os fortes ventos que formaram ondas na superfície do lago" disse o delegado, que aguarda também a retirada da embarcação do fundo do lago, para que seja periciada. Conforme Guerra, por enquanto o foco ainda é encontrar as pessoas desaparecidas.
Ele destacou ainda que embora a capacidade de pessoas não estivesse completa, pois a embarcação tinha licença para navegar com 60 ocupantes e estava com 40, "estamos investigando se a carga que era levada no porão, não comprometia a segurança da barca". Conforme o delegado, é comum que as barcas transportem pessoas e mercadorias, entre as cidades de Remanso e Sento Sé.