Cerca de 54 mil pessoas se inscreveram para o vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que acontece neste sábado, 19, e na próxima segunda, 21. O número é quase 5% menor que o do ano passado, que teve 57 mil concorrentes. Ainda assim, o vestibular da Uneb é o maior do Estado, superando o da Ufba/Ufrb, que este ano teve 39.197 candidatos.
Os portões abrem às 7h20 e fecham às 7h50. As provas começam às 8h. A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) aconselha que os estudantes visitem hoje o colégio onde farão as provas. O cartão informativo está disponível no site www.uneb.br.
Amanda Barreto, 18 anos, optou por só se inscrever na Uneb, apesar do maior número de inscritos. “É mais fácil passar na estadual que na Ufba. A própria estrutura da prova facilita. Prefiro quando cada questão só tem uma resposta certa, e não várias”, justifica a garota, que quer cursar nutrição.
Outra razão para ter escolhido a Uneb é que Amanda mora no Cabula, pertinho da universidade. Se for aprovada, ela poderá ir a pé para o campus. Apesar do nervosismo com o primeiro vestibular, ela está confiante. Para se preparar, estudou até nos finais de semana, por três horas, em média.
A Uneb oferece 133 cursos (46 bacharelados e 87 licenciaturas). São 4,9 mil vagas para 24 cidades. Pioneira em ações afirmativas, em 2008 a Uneb, além dos 40% de vagas destinadas aos afro-descendentes vindos de escola pública, pela primeira vez reservará 5% das cadeiras para indígenas.
Os cursos mais concorridos na capital são direito, com 67 candidatos disputando uma vaga, fisioterapia (59 c/v) e enfermagem (56 c/v). Direito encabeça também a concorrência nos campi do interior, com 31 concorrentes por vaga em Juazeiro e 20 c/v em Camaçari. Em seguida, vem enfermagem, com 26 c/v em Guanambi e 25 c/v em Senhor do Bonfim.
Amanhã os candidatos respondem questões de português, língua estrangeira e ciências humanas, além de redigir uma redação. Na segunda, é a vez de matemática e ciências da natureza. Para fazer as provas é necessário apresentar a carteira de identidade original e o cartão informativo.
De acordo com um levantamento do Caderno Vestibular, de A TARDE, a maioria dos estudantes da Uneb fizeram vestibular mais de uma vez (71%) antes de serem aprovados. Quem passar, irá encontrar nas salas mais meninas que garotos, já que 60% dos estudantes da universidade são mulheres.