Uma aula inaugural nesta segunda-feira, 22, no Colégio Alípio França, no Bonfim, deu início ao ano letivo para 1,1 milhão de alunos das escolas estaduais na Bahia. Desse número, 231.645 são estudantes novos. À medida em que os alunos iam chegando, muita animação e abraços por todos os lados marcaram o retorno à escola que ficou lotada.
Compareceram ao evento, o Secretário de Educação Osvaldo Barreto e a vereadora Olívia Santana, dentre outras autoridades. De acordo com o secretário, os problemas ocorridos em 2009 como escolas com falta de professores, serão solucionados em 2010.
Osvaldo afirmou que foram realizados planejamentos para o ano letivo e que cerca de 300 técnicos da Secretaria de Educação (SEC) vão visitar a partir desta segunda-feira, até o dia 6 de março, todas as escolas estaduais. "A gente pode dizer que agora conhecemos cada unidade escolar da Bahia. Técnicos da secretaria vão visitar todas as escolas estaduais para identificar e resolver os problemas", disse.
Reformas - Dos 700 colégios estaduais selecionados para passar por reformas, 550 ainda aguardam recursos para realizar as obras. Mas, segundo o secretário, durante o ano de 2010 as obras vão acontecer sem que o aluno fique prejudicado. "Todo início de obra vai ser acordado com a escola, para causar prejuízo mínimo para os estudantes", afirmou.
Osvaldo disse ainda que as unidades de ensino que foram fechadas durante as férias, sofreram com a queda da demanda de alunos. Mas ele garantiu que nem os alunos ou professores terão prejuízos, pois eles foram relocados para outras escolas.
A estudante do 2º ano, Marilene Santos, está feliz com o retorno às aulas. Ela espera que esse ano seja diferente, que os professores não faltem e que o ano letivo seja mais organizado. "Quero que o ano acabe logo, aliás, que o segundo grau termine para eu entrar na faculdade", declarou Marilene, que vai prestar vestibular para medicina, pois quer ser pediatra.
*Com redação de Michele Mendes, do A Tarde On Line.