A madrugada desta quarta-feira, 11, ficou marcada entre os moradores da cidade de Canudos ( município com cerca de 16 mil habitantes localizada a 410 km de Salvador), como a mais violenta do últimos anos. Em uma tentativa de assalto a banco, cerca de 25 bandidos chegaram ao local armados, por volta das 2h55, impondo terror à população.
De acordo com o delegado local da Polícia Civil, José Matos, a ação dos bandidos foi bastante esquematizada. Os criminosos, divididos em dois grandes grupos, metralharam o 5º Batalhão da Polícia Militar e invadiram a agência do Banco do Brasil (BB), no centro da cidade.
"Os bandidos, na tentativa de frustar uma ação policial, atiraram diversas vezes na sede da PM. Segundo os peritos, o local tem marcas de 50 tiros", relatou Matos. Ainda nas proximidades da sede policial, o grupo furou os pneus das duas viaturas usadas pelos agentes. Quatro profissionais da PM estavam no local no momento do ataque.
Segundo Matos, algumas casas vizinhas também foram atingidas pelos disparos. Entretanto, ninguém saiu ferido.
Banco - Enquanto parte dos criminosos tentavam intimidar os policiais militares, outros estouravam a agência do BB com explosivos. No local, os bandidos danificaram o cofre, as paredes, o teto e destruíram as portas de vidro.
Entretanto, os profissionais da agência, até a tarde desta quarta, ainda não haviam identificado o roubo de alguma quantia em dinheiro. Os servidores continuam investigando o prejuízo.
Os bandidos, que concluíram a ação por volta das 3h30, fugiram em uma Toyota, modelo Hilux, e em um veículo modelo Gol. Até a tarde desta quarta, nenhum criminoso foi encontrado.
Ainda de acordo com José Matos, policiais civis, militares e especializados em ações na caatinga seguem em busca dos criminosos.