O caso do menino Mateus Souza do Carmo, de um ano e três meses, que está 14 quilos acima do peso normal, chamou a atenção de um empresário de Porto Seguro, que prefere não se identificar.
Na manhã desta quinta-feira, dia 15, Mateus foi encaminhado a uma clinica de atendimento pediátrico particular, em Porto Seguro, onde seu estado de saúde foi avaliado pela pediatra Carmem Rezende.
Mateus nasceu com 38 semanas de gestação, com 3,650 quilos e nunca apresentou nenhum problema de saúde. Com três meses de idade, já pesava 10 quilos e hoje está com 25 quilos, 14 acima do recomendado para uma criança da sua idade.
De acordo com a pediatra, é necessário fazer uma investigação mais detalhada do caso de obesidade de Mateus. De acordo com os exames apresentados pela mãe, o menino não tem problemas de tireóide e nem de diabetes. Rezende encaminhou Mateus a um endocrinologista pediátrico para que seja feita uma avaliação mais profunda nesta área.
Para a pediatra é importante investigar se a obesidade de Mateus é a causa ou a conseqüência de algum problema de saúde. Rezende enfatiza que o excesso de peso de Mateus, se não for tratado com urgência, poderá acarretar em diabetes precoce, hipertensão, dificuldades respiratórias, alterações no colesterol e nos triglicérides.
A médica reforçou a recomendação do pediatra Volmar Prado Junior, que havia dado um parecer para
A TARDE, de que o menor necessita do acompanhamento urgente de um corpo clínico formado por um pediatra, um endocrinologista e de acompanhamento psicológico para a mãe de Mateus, Aline Araújo.
Depois de reportagem sobre o caso de Mateus, publicada em
A TARDE, o Setor de Saúde da UPB conseguiu que o bebê faça uma consulta com um endocrinologista pediátrico, na próxima semana, em Salvador. O empresário de Porto Seguro se responsabilizará pelas passagens rodoviárias.