Na matéria de capa do Caderno de Turismo, você conhecerá um pouco da Rota Luiz Gonzaga, onde a cidade de Gravatá, no Planalto da Borborema, tem clima ameno no inverno e está para Pernambuco assim como Campos do Jordão está para São Paulo. Neste roteiro turístico pelo Agreste pernambucano, também está Bezerros, com seu riquíssimo museu de arte popular. E Caruaru, da famosa feira livre e com o maior centro de arte figurativa das Américas, localizado no Alto do Moura. Ali, dezenas de artistas, anônimos ou consagrados, dão seguimento à arte de moldar cenas da vida popular na cerâmica, inaugurada pelo mestre Vitalino. Por sua vez, Brejo da Madre de Deus tem o maior teatro ao ar livre do mundo. Até a Páscoa, nos grandes palcos da Nova Jerusalém, réplica arquitetônica da cidade israelense, alguns dos mais consagrados atores do Brasil representam a Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo.
Conheça o roteiro do papa Bento XVI na Terra Santa, na visita programada para o período de 8 a 15 de maio. É grande a expectativa dos dirigentes do turismo em Israel e na Palestina quanto à passagem do sumo pontífice (a terceira visita de um papa), pois entendem que isto será um grande estímulo às peregrinações cristãs pela região, que andam em baixa. Afinal de contas, a visita servirá como vitrine mundial para os locais considerados sagrados e, consequentemente, haverá forte impulso turístico. Nada mal para tempos de crise econômica mundial.
Faça um belo passeio à foz do Rio São Francisco e à cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas, que reafirmam não só sua vocação turística como também a de serem cenários literalmente cinematográficos. Em 2003, a foz do Velho Chico foi estrela nas telas em "Deus é brasileiro", de Cacá Diegues. Em Marechal Dedoro, foi gravada parte do filme "O Bem Amado", obra de Dias Gomes, que deve chegar aos cinemas até janeiro de 2010. Esta cidadezinha alagoana foi a primeira capital do Estado e o berço do primeiro presidente da República, o marechal Deodoro da Fonseca. Estes dois belos cenários de filme ficam ao sul de Maceió e podem ser percorridos num passeio de um dia cada.