Neste domingo, o desejo de um emprego estável com boa remuneração levou cerca de 155 mil candidatos a fazerem a prova do concurso da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Foram 87 mil candidatos só em Salvador, que se distribuíram em mais de 100 escolas. Dos 78 mil no interior do Estado, foram 14 mil só em Feira de Santana.
Os candidatos disputam 2.271 vagas, 368 para candidatos do nível superior, 283 para nível técnico e 1.620 para candidatos do nível médio. A organização foi feita pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB).
Nas duas escolas com mais candidatos em prova, Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), a palavra de ordem era tranquilidade. Renata Preza, 23 anos, quer ter segurança no trabalho. "Todo mundo corre atrás de um emprego em órgão público“, afirma. Lucas Cardoso, candidato ao cargo de Designer Gráfico , adiantou que a prova não foi das mais complicadas.
Salários - Os salários são de R$ 873 até R$ 4.091,60. O último concurso para a Embasa aconteceu em 2004, quando foram contratadas 760 pessoas até o ano de 2007. Os gabaritos das provas objetivas saem no dia 09 de fevereiro e o resultado das provas objetivas até o dia 17 de fevereiro, no site do Cespe/UNB: www.cespe.unb.br .
Quem concorre a cargos de nível superior, passará ainda por uma prova de títulos. Os candidatos à vaga de operador de equipamentos pesados terão uma prova de direção veicular. Já os candidatos às vagas de operador de processos de água e esgoto, eletricista, mecânico, agentes de manutenção e agentes de medição passarão por uma prova de esforço físico.
Os aprovados devem ser homologados e contratados até o mê de abril deste ano.