No caderno Turismo desta quinta-feira, você terá uma matéria mostrando alguns dos principais atrativos de duas das mais famosas (e formosas) regiões turísticas baianas: a Costa do Dendê e, mais ao sul, a Costa do Cacau. Muita gente ainda não sabe que neste verão já é possível trafegar de carro com mais rapidez entre estes dois polos graças à construção de um novo trecho da BA-001. Na parte sul, a Península de Maraú convida a deliciosos banhos nas piscinas naturais de Taipu de Fora, Lagoa de Cassange e passeios na Baía de Camamu (a terceira maior do Brasil). Na parte Norte, após a ponte construída sobre o Rio de Contas, Itacaré está mais acessível. Ainda na Costa do Cacau, vale visitar Ilhéus, que guarda tantas histórias dos áureos tempos do cacau e também tem praias belíssimas.
Você já ouviu falar em alguma exposição onde o acervo é comestível? Na China, a Grande Muralha e os guerreiros de terracota, dois clássicos da arte universal, podem ser visto e (em parte) degustados no parque temático Chocolate Wonderland, em Pequim, aberto desde o dia 29 de janeiro. A representação da Grande Muralha com 12 m de comprimento e feita com sete toneladas de chocolate é uma das maiores atrações da mostra instalada em uma praça ao norte do Estádio Olímpico de Pequim (o Ninho de Pássaro). Espera-se receber entre 10 mil e 20 mil visitantes até 10 de abril.
Estar sobre um camelo e aventurar-se pelas dunas de Erg Chebbi é se encantar com o primeiro “mar“ de areia à vista de quem baixa a cordilheira dos Atlas, no Marrocos, uma das fronteiras naturais do deserto do Saara. Este animal típico do maior deserto do planeta leva você a uma longa jornada por um mundo de desolação e beleza, um cenário de dunas que o pôr-do-sol tinge de vermelho e o brilho do céu estrelado mantém iluminado durante a noite. Erg Chebbi fica na fronteira com o deserto negro argelino, cerca de 565 km a leste de Marrakech. Uma viagem longa, sim, mas para ser feita com calma e muitas paradas. Pois se há um caso a que se aplique a máxima de que “o destino é a jornada”, este se encaixa perfeitamente em Erg Chebbi.
Castelo Bivar: