O Coral da Juventude do Mosteiro de São Bento completa 45 anos nesse sábado e a grande homenageada durante o tradicional ensaio será a soprano Zazá, de 81 anos. Ela sobe, sempre sorridente, os mais de 100 degraus do Mosteiro às terças e sábados para chegar ao salão de ensaios.
Entre os componentes do coral estão professores, doceiras, enfermeiros, psicólogos, atrizes, donas de casa e trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas do Estado, jovens estudantes e adultos que ingressaram na faculdade da instituição.
O Mosteiro, entre as atividades sociais desenvolvidas no ano de 1964, iniciou o coro de jovens coordenado por dom Bernardo Lucas. Atualmente Dom Bernardo atua na Igreja da Graça, cuja comunidade o homenageou por seus 70 anos de vida religiosa. O Coral da Juventude do Mosteiro de São Bento foi finalmente registrado em cartório no dia 8 de maio de 1965.
O repertório, em sua maioria de músicas sacras em latim e alemão (Bach, Saens-Saint, Mozart, Beethoven), consta também de composições da autoria de brasileiros (Villa Lobos, Daniel Barbosa de Souza,Milton Nascimento, Gerônimo, Tom Jobim) e músicas em iorubá. As obras são pesquisadas e definidas pelo maestro e professor Dilton César, que iniciou a regência no coro em 1986. São 36 componentes efetivos distribuídos nos naipes soprano, contralto, tenor e baixo.
Embora ainda tenha o nome " coral da juventude", o único jovem é o adolescente Ed, com 16 anos, o mais novo companheiro.
O Coral irá se apresentar na Abadia de São Sebastião do Mosteiro de São Bento na missa do domingo, dia 9 às 10 h. em comemoração ao dia das mães.