Leia também:
>> Ex-gestor da SET dá voz de prisão a encanador
>> Coronel Adelson Guimarães é exonerado da SET
O ex-superintendente Adelson Guimarães enfrentou uma fase de turbulência antes da saída do cargo. A crise começou quando os agentes da SET entraram em greve, no último dia 29 de julho, para pedir a exoneração do coronel. Entre os funcionários da autarquia municipal, Guimarães tem fama de truculento.
Outra polêmica envolvendo o ex-superintendente refere-se às acusações de uso indevido da máquina administrativa da SET para arrecadar dinheiro e favorecer terceiros por conveniência familiar ou política. O A TARDE mostrou que a autarquia recusava 98% dos recursos dos motoristas, muitos deles sem mesmo considerar a defesa do motorista. Enquanto isso, parentes de funcionários da SET se livravam das multas.
Desde então, o superintendente vem se esquivando da imprensa e de dar explicações. Chegou inclusive a não comparecer semana passada à audiência no Ministério Público (MP) para dar explicações sobre as acusações. Segundo a assessoria do MP, o coronel deverá ser notificado pela promotora Rita Tourinho a prestar esclarecimentos, mas a data da nova audiência ainda não foi definida.
O episódio desta quarta-feira coloca ainda mais holofotes em direção do superintendente. Chegaram a circular boatos de que ele deixaria o cargo, o que se confirmou horas depois, embora o prefeito João Henrique tenha chegado a negar a possibilidade.