Sylvia Verônica
A cantora Daniela Mercury está pronta para mais um Carnaval e, bem ao estilo dela, voltará a misturar um pouco de tudo na avenida. O mesmo que fez no ano passado e registrou no DVD Baile Barroco, primeiro gravado durante a folia em Salvador, lançado recentemente, e que levou Carlinhos Brown às lágrimas. Mostrei a gravação de Maimbê Dandá, uma das faixas do DVD, e Carlinhos chorou, contou Daniela, durante concorrida coletiva que concedeu, na manhã de ontem, no Centro Histórico.
Prometendo uma produção menos hollywoodiana e mais brasileira em seu camarote, La Mercury afirmou que ainda está às voltas com o figurino que vai usar nas apresentações em seu trio elétrico independente, no bloco Crocodilo e no seu camarote vip.
Ainda não sei o que vou vestir na sexta. Sábado, saio de Dona Flor, mas não vou dizer quem serão meus dois maridos, brincou a moça. Vocês nem sabem quem é meu namorado, que dirá quem são meus dois maridos, arrematou, provocando os jornalistas que ali estavam.
Homenageando o cinema brasileiro neste Carnaval, tanto o trio sem cordas de Daniela quanto o seu camarote vem com programações especiais que destacam a área. Para o trio, a cantora avisa que, a cada dia, personagens que tenham ganhado vida na telona vão ser personificados por ela e por seus convidados. Ela confirmou, por exemplo, a participação da cantora Cláudia Leitte, que subirá ao trio trajada de Gabriela, de Jorge Amado vivida por Sônia Braga no filme homônimo. Já Toni Garrido faz as vezes de Orfeu, personagem que o próprio cantor interpretou no filme de Cacá Diegues. E a própria rainha também se fantasia, vivendo Xica da Silva, no domingo; Maria Bonita, na segunda; e Carmem Miranda, na terça.
No mais, é claro, música eletrônica. Este ano, a anunciada participação do badalado DJ britânico Fatboy Slim no Carnaval da Bahia instigou Daniela, que resolveu inovar: Estou curiosíssima para ver a apresentação dele. Quero fazer algo diferente do que ele vai fazer, e terei novidades na música eletrônica, avisou.
Segundo Daniela, nos anos anteriores, a parte eletrônica era toda programada antes. Isso me atravancava. Este ano, vou colocar a base percussiva e vamos construir o eletrônico ao vivo, analisou. Este ano, ela quer ter mais controle para misturar tudo, variando o ritmo. Ela segue: Convidei o músico Ramiro Mussotto (peça fundamental de seu novo CD, Balé Mulato) e ele topou me acompanhar nessa experiência, revelou, entusiasmada.
Ao lado do vice-presidente de marketing da Credicard, Fernando Chacon, Daniela Mercury comentou que é importante atrair investidores para o Carnaval da Bahia. O Rio de Janeiro sempre recebe mais investimentos. Temos que valorizar e atrair as pessoas para cá, associar essas parcerias à mágica da música que a gente não sabe explicar, comentou. Em março, Daniela inicia uma turnê nacional com dez shows programados e segue com shows internacionais.
CAMAROTE - Bem que ela queria, mas sob os olhares de seus produtores, Daniela Mercury desistiu de contar o que mais está preparando para o camarote e o desfile nos trios. Com o tema Cine Teatro Daniela Mercury, o camarote da rainha chega à 11ª edição prometendo ser, mais uma vez, um dos lugares mais disputados pelos vips na folia. Lícia Fábio segue firme na produção, e a decoração é novamente assinada pelo artista plástico Joãozito. Como indica o tema, o espaço terá referências à história do cinema.
Só no próximo dia 21, quando darei coletiva à imprensa, lá no meu camarote, vou falar com mais detalhes sobre os preparativos, garantiu. Na quinta de Carnaval, a programação no camarote começa cedo. Das 16 às 20 horas, acontece o tradicional baile infantil, quando a cantora canta para a criançada, a maioria de instituições beneficentes de Salvador.
Durante os dias da folia, a banda Terra Brasilis será responsável pela animação do camarote. Nos intervalos dos trios, o grupo, comandado pelo músico Duda Velloso, executa sucessos de antigos carnavais.
Por aí...
Os simples desejos de Fatboy
Para vir tocar no Carnaval de Salvador, no bloco Skol D+, o DJ inglês Fatboy Slim fez apenas duas exigências e das mais fofas, considerando o universo de pedidos absurdos que as estrelas da música costumam fazer aos produtores: ele quer, somente, dois ventiladores em baixo das suas pick-ups e seis buzinas a gás, para animar a galera. Este acessório, então, é indispensável para ele: Fatboy Slim faz questão da buzina quando fica mega-ultra-hiper empolgado com a música. Bom para os produtores, melhor para o público.
Carnavalle
A menos de uma semana para a largada da folia, os cantores Gerônimo e Mariene de Castro fazem show no lançamento do projeto Carnavalle 2006, na noite de sexta, 17, a partir das 20 horas. Durante a festa, os convidados poderão ver de perto a grande novidade instalada no Campo Grande, coração da folia: a Villa Carnavalle. O local contará com uma estrutura capaz de comportar cerca de 5 mil pessoas. Nas áreas de lazer estão os jardins, spa, cybercafé, sala de imprensa, posto médico, unidades de fast food e baiana de acarajé. A Villa Carnavalle funcionará de sábado a terça-feira, das 10 às 22 horas, e os ingressos variam entre R$ 130 e R$ 180.
Negro Alegre
Visitaram a Redação de A TARDE, ontem, os compositores Joel e Aldo Nascimento, que ganharam, em janeiro último, o XXXII Festival de Música Negra do Ilê Aiyê na categoria Poesia, com a música Negro Alegre. Participando por primeira vez no festival do Ilê que tem por tema, no Carnaval deste ano, O Negro e o Poder eles avaliam a vitória como um grande feito para seu bairro, o Alto da Santa Cruz, no Nordeste de Amaralina. Foi uma emoção única, destacou Joel.
Beth não vem
Nota triste: por motivos de saúde, a sambista Beth Carvalho não virá mais para o Carnaval de Salvador. Convidada do bloco Alerta Geral, a madrinha do samba brasileiro ouve a recomendação médica do neurocirurgião Paulo Niemeyer, que pediu a ela cancelamento de todos os compromissos Carnaval do Rio incluso para que ela se recupere prontamente de problemas que vêm incomodando a cantora há 15 dias. O presidente do bloco, José Luís Arerê lamenta profundamente o ocorrido, mas já pensa em nomes para substituir Carvalho no desfile deste ano. Entre os cogitados, estão Leci Brandão e Mariene de Castro.
Folia educativa
O Tropical Hotel da Bahia, no Campo Grande, aproveita o Carnaval para remeter os foliões a um passado educativo, fazendo, no Espaço da Guitarra Baiana, as exposições Corredor da História que está na sua segunda apresentação e conta como o trio elétrico foi se transformando na superestrutura móvel que conhecemos hoje e Do Pau Elétrico à Guitarra Baiana, que mostra ao público como se dá a construção da guitarra baiana, desde a madeira bruta até o objeto final. No coquetel de lançamento, hoje, às 17h30, o luthier Elifas Santana mostrará aos convidados como é feita a montagem do instrumento, bem como ele é acoplado à guitarra, além de realizar uma apresentação musical.
Ressaca Expresso
Depois do Carnaval, a ressaca. E o camarote Expresso 2222 vai fazer a sua na Reserva Imbassaí, complexo hoteleiro e de casas do grupo português Reta Atlântico. A Ressaca do Expresso 2222 será na primeira sexta após Carnaval, dia 3 de março, a partir das 13 horas, com uma feijoada reforçada cura-carraspana para convidados vips e imprensa.
Bizoro
O maracatu, ritmo musical da cultura pernambucana, pede passagem no Carnaval da Bahia. A banda Maracatu Bizoro Avoador desfila em trio independente na sexta à noite no circuito Barra-Ondina. Entre as atrações, o Cordel do Fogo Encantado, Chico César, Ton Ton Flores e Val Macambira, líder da banda que dá nome ao trio. A música do Maracatu Bizoro Avoador funde o maracatu com o clássico, o barroco, o hip hop, o rock, o repente e a música nordestina. As letras das músicas traduzem o cotidiano do povo brasileiro e dos personagens da cultura popular.
Nando Reis de camarote
O ex-titã bem que tentou escapar do visgo do Carnaval de Salvador. Entrevistado em novembro do ano passado, ele até declarou que não vinha para a folia soteropolitana, por estar gravando seu novo CD, desde janeiro. Mas, não adiantou resistir: Nando Reis e sua banda, Os Infernais, aportam em Salvador, sim, para fazer show durante o reinado de Momo. O palco será no Camarote Oceania que fica no mesmo prédio que o 2222, de Gilberto Gil , no qual Nando e trupe serão as atrações principais.
Os shows acontecem de quinta a sexta de Carnaval, sempre a partir das 23 horas, no espaço chamado palco Pop Rock. Na oportunidade, o cantor mostra os sucessos do último e estourado álbum Nando Reis & Os Infernais - MTV Ao Vivo, além de outros hits do cantor e compositor. Tudo bem que, na mesma entrevista de novembro último, Nando já disse que não pretende sair em cima de nenhum trio elétrico. Mas bem que ele poderia dar o ar da graça e cantar para os foliões na avenida, não?... (Ceci Alves)
A coluna Sotaque Baiano sai diariamente neste espaço, até o Carnaval. Correspondência para R. Professor MiltonCayres de Brito, 204 - Caminho das Árvores, Cep 41822-900 ou pelo fax 3340-8712