Esterilização de gatos
Não existe programação dos órgãos públicos para conter a proliferação de gatos em Salvador. Uma gata fértil pode ser responsável, em cinco anos, por uma geração de 5 mil gatos. A Escola de Veterinária da Ufba não esteriliza gatos sem ônus para os proprietários ou quem adota os gatos de rua. O problema está tomando proporções exageradas. Em alguns bairros, estão exterminando os bichinhos com chumbinho. Algumas entidades, como o Lar São Francisco, amenizam o problema acolhendo animais de rua, mas não têm apoio dos órgão públicos. Para se ter uma idéia, tenho em minha casa 12 gatos adultos, de rua, e mais 20 filhotes com dias de nascidos. Sou ameaçado por vizinhos, que já chegaram a arranhar meu carro, quebrar lanternas, além de esvaziar várias vezes os pneus. Os órgãos públicos precisam tomar providências e as pessoas, saber que matá-los dá cadeia.
Hélio Ferraro
Salvador BA
Funcionários indisciplinados
Não comparecer às seções é freqüente entre os deputados federais. Apenas 49 dos mais de 513 membros da casa compareceram na última sexta-feira (10/2) ao Congresso. Tornou-se rotina e, o pior, não são punidos. Se ocorresse com um trabalhador comum, no mínimo, receberia uma advertência e, posteriormente, demissão. Eu deixo, às vezes, de me alimentar, a fim de correr atrás de recursos para pagar mensalidade de faculdade e dívida de banco, mesmo desempregado, pois vou à luta pagando os impostos indevidos para sobreviver.
Hálice Freitas
Salvador BA
Dívidas do governo
O governo do Estado da Bahia vem privilegiando determinadas categorias de servidores quando manda pagar diferença salarial das URVs, tais como Tribunal de Contas, Assembléia Legislativa, Secretaria da Indústria e Comércio, enquanto que as demais secretarias ficam a ver navios, a exemplo da Secretaria da Agricultura, cujo titular vem se perpetuando no cargo e nada fez de benéfico para os servidores. Está na hora de o senhor secretário, juntamente com a Procuradoria da Agricultura, envidar gestões junto ao governador e fazer com que os servidores recebam as diferenças salariais que a têm direito.
Augusto Jorge Pereira
Salvador BA
Tratamento vip
Lamentável o tratamento do Bradesco na agência de Brotas. Em 6/2, além da longa fila (comum em se tratando de Bradesco), apenas dois caixas atendiam à intensa demanda. Para melhorar a situação, o sistema de ar condicionado não funcionava em plena capacidade, causando desconforto e mal-estar. Para onde vão os vultosos lucros que o Bradesco anualmente se orgulha em anunciar? Por que esses mesmos lucros não são convertidos em melhorias e capacitação de seus profissionais, para que haja um atendimento digno, respeitoso e honroso? Será que no Sul ou no Sudeste o tratamento vip é semelhante ao nosso?
Acton Lobo
Salvador BA
Cartas para esta coluna devem ser dirigidas a
Espaço do Leitor - Redação de A TARDE - Rua Professor Mílton Cayres de Brito nº 204, Caminho das Árvores - Salvador - BA - CEP 41822-900, ou ao e-mail espacodoleitor@atarde.com.br Devem conter até 10 linhas em corpo 12, com endereço e telefone. Reconhecer a firma quando se fizerem acusações e denúncias. A publicação das cartas poderá ser integral ou parcial, a critério da editoria.