Os festejos da Lavagem do Bonfim, marcado para esta quinta-feira, 14, terão segurança reforçada com 2,3 mil policiais militares distribuídos ao logo do percurso do cortejo. O efetivo será distribuído em 12 sub-áreas, entre a Avenida Contorno e a Colina Sagrada, além dos 40 pontos de interdição de tráfego de veículos.
A lavagem contará também com a atuação de 96 bombeiros militares, distribuídos em patrulhas de socorrismo apoiadas por guarnições do Salvar, equipes de busca e salvamento em situações de sinistros e calamidades, atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndios.
A PM fará abordagens preventivas e ações contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas em locais estratégico, como nas barreiras que regulam o acesso de veículos e pedestres ao circuito.
Entre as unidades da Polícia Militar que atuarão no evento também estão incluídas o Batalhão de Apoio Operacional, o Batalhão de Polícia de Choque, o Batalhão de Guardas, a Rondas Especiais (Rondesp), as Companhias Independentes, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e esquadrões de Polícia Montada e Motociclistas Águia.
Recomendações da Polícia Militar:
1. Evitar levar para o circuito cartões de crédito, talões de cheque e dinheiro acima do necessário
2. Não ostentar jóias nem grandes quantias em dinheiro
3. Evitar levar bolsa, máquina fotográfica ou filmadora para os locais de grande concentração
4. Não fazer uso imoderado de bebidas alcoólicas e se estiver dirigindo passar a condução do veículo para alguém habilitado que não esteja bebendo
5. Identificar as crianças com cartões, especificando o nome, filiação, endereço e telefone para contato, mesmo que a criança já consiga se comunicar
A PMBA solicita a todos que testemunharem um ato delituoso, o cuidado de informar rapidamente à Polícia Militar, através dos telefones da Central de Polícia 190, Ouvidoria da PMBA 0800 284 0011, e Disque denúncia 3235-000.