Chega nesta sexta-feira (6) a Salvador para uma visita de quatro dias a governadora-geral do Canadá, Michaëlle Jean. A governadora-geral está no Brasil a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A chefe de Estado virá acompanhada de uma delegação de canadenses, representando os setores de educação, cultura, saúde, desenvolvimento internacional e os jovens.
A programação oficial da governadora prevê neste sábado (7), visita à Escola do Olodum, ao Gapa-Bahia e participação de uma mesa-redonda “Cinema como meio de transformação: diversidade e inclusão no Brasil e no Canadá” no Centro Cultural do Solar do Unhão.
No domingo, Michaëlle Jean deve visitar a Associação de Pequenos Pintores de Arte Naif. Estão incluídas ainda visita ao governador Jaques Wagner e à Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde está atualmente instalada a presidência da Associação Brasileira de Estudos Canadenses – ABECAN. No mesmo dia, às 13 horas, o prefeito de Salvador, João Henrique, recepcionará a governadora no restaurante Trapiche Adelaide.
Além da capital baiana, ela visitará São Paulo, Rio e Brasília. A governadora-geral encerrará a visita no Rio de Janeiro, onde assiste à cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos e prestigiar os atletas canadenses participantes da competição.
De acordo com a assessoria de imprensa da Embaixada do Canadá, o objetivo da visita de Michaëlle Jean está em ressaltar a importância que o Canadá atribui ao Brasil no intuito de fortalecer seu comprometimento nas Américas. Além destacar a importância das relações comerciais entre o Canadá e o Brasil, a cooperação Canadá-Brasil no Haiti.
Agenda
6 de julho – Recepção oficial na chegada à base aérea militar de Salvador.
7 de julho – Visitas à Escola do Olodum; ao Gapa-Bahia; e participação na mesa-redonda “Cinema como meio de transformação: diversidade e inclusão no Brasil e no Canadá” no Centro Cultural do Solar do Unhão.
8 de julho – Visita à Associação de Pequenos Pintores de Arte Naif.
9 de julho - Visitas ao governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; à Universidade Federal da Bahia (UFBa), onde está atualmente instalada a presidência da Associação Brasileira de Estudos Canadenses – ABECAN e encontro com estudantes e ao prefeito de Salvador, João Henrique, que recepcionará a governadora no Trapiche Adelaide, às 13 horas de segunda-feira (dia 9).