Uma mulher, de 23 anos, que mora em Dubai, na Índia, e chegou ao Brasil no último dia 31, está sendo acompanhada pela Vigilância Sanitária de Ilhéus depois de apresentar sintomas de gripe. A princípio, houve a suspeita de que a baiana, que não teve o nome revelado, estivesse com gripe suína. Mas essa hipótese foi descartada, já que ela não apresenta os sintomas da enfermidade, como febre alta e dor forte no corpo, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Conforme o órgão, o acompanhamento é uma medida de precaução.
A Sesab informou, ainda através da assessoria, que a mulher sentiu dor de cabeça durante um voo de São Paulo para Ilhéus e pediu um remédio para a aeromoça. Em seguida, ela se queixou de dor no corpo e disse que estava febril. Como ela estava em um país que faz parte da área de risco da gripe suína, o comandante da aeronave alertou a Samu, que encaminhou a brasileira para o Hospital Geral Luiz Vianna Filho, em Ilhéus.
Ela fez leucograma e Raio X, mas não chegou a colher material para análise de gripe suína, já que não apresentou sintomas da doença, de acordo com a assessoria da Sesab. No hospital, não foi constatado que ela estava com febre. A mulher já foi liberada do hospital e está em casa, no município de Una.