As vagas da zona azul se esgotam depois das 8 horas. Após este horário, os motoristas recorrem aos guardadores informais para estacionar os veículos, que ficam em fila dupla mediante a entrega da chave. Eles se comprometem a estacioná-los regularmente quando surgir uma vaga oficial.
Os motoristas pagam R$ 3 e deixam as chaves conosco. Quando surge a vaga na zona azul, colocamos o carro. Daí, pagamos R$ 1 ao sindiguarda e ficamos com o resto, explica o guardador Cláudio Pereira, que acrescenta que se os motoristas não deixam a chave, os guardadores não se responsabilizam pelo que possa ocorrer.
Questionada sobre a prática do acordo velado entre guardadores clandestinos e credenciados na prática, a funcionária do Sindiguarda, Ruth Silva, defende-se da acusação. O problema é que eles já avançam com o carro pra cima da vaga e não respeitam ninguém. Quando reclamamos, eles partem pra a ameaça, principalmente contra as mulheres.
Os guardadores clandestinos rebatem a crítica e dizem que os funcionários da Sindiguarda não cuidam dos carros. Eles não estão nem aí. Cobram as cartelas, não ficam no local e vão embora às 17 horas. Já encontramos vários carros arrombados nas ruas mais escondidas e os funcionários nem estavam lá, acusa Cláudio.
Na dança das cadeiras, quem paga é o motorista em trânsito, que dispõe de um espaço mínimo na via para dirigir e ainda arrisca a integridade do seu veículo. Outro dia, quebrei meu retrovisor aqui mesmo por causa destes carros parados em fila dupla. Não sobra espaço para as pessoas que realmente tem o direito, reclama a motorista Solange Cruz, que se contorcia para manobrar o veículo entre os carros estacionados.
Segundo um dos agentes da SET que estava no local e falou à reportagem sob a condição de anonimato, uma mulher foi atropelada em um ponto próximo ao Elevador Lacerda por um veículo dirigido por um guardador. Nem sempre eles tem carteira de motorista e muitos estão drogados quando pegam o carro.
Os agentes informam que cerca de 30 veículos são notificados diariamente por estacionamento irregular no Comércio. A irregularidade também é comum nas avenidas Grécia e Bélgica. Mas a punição ainda é rara.
Quando eles [os guardadores] vêem o pessoal da SET, pegam o carro e saem de fininho. Ficam dando voltas esperando os agentes irem embora, revela a guardadora de carros, Celeste Oliveira.
Na área do Comércio, são disponibilizadas na área da zona azul 1.079 vagas em trechos de curta duração (2h); 374 vagas de média duração (6h) e 334 de longa duração (12h). Os motoristas pagam R$ 1, R$ 2 e R$ 3, respectivamente, para cada vaga.