Um jovem de 19 anos, que morreu na quarta-feira, 10, é a oitava vítima da meningite C em Salvador, desde o início de 2010. O rapaz, que não teve identidade revelada, deu entrada às 13 horas no Hospital Couto Maia, referência para doenças infectocontagiosas, e morreu às 23 horas do mesmo dia.
Segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), ele já chegou à unidade médica em estado grave, os médicos tentaram reanimá-lo, mas o paciente não resistiu à doença. Exames confirmaram a causa da morte como meningite meningócocica C, um dos tipos mais agressivos da doença. Pelo menos 35 pessoas continuam internadas no Couto Maia para tratamento de meningite. O último boletim divulgado pela Sesab contabiliza, até o dia 27 de fevereiro, 113 casos e 11 mortes por meningite em todo o Estado.
Até a última semana de fevereiro, a Sesab havia registrado 24 casos de doença meningocócica e cinco mortes em Salvador. No mesmo período do ano passado, foram 11 casos e duas mortes.
Este balanço não inclui as três pessoas que morreram vítimas de meningite nas duas últimas semanas em Salvador.
Prevenção - Desde a internação da oitava vítima, 107 pessoas que conviveram com o rapaz foram submetidas ao tratamento preventivo com ingestão de antibióticos.
Entre familiares, amigos e colegas de trabalho foram 32 pessoas no bairro Sete de Abril, onde ele morava, e 75 na Boca do Rio, onde ele trabalhava, a receber o remédio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima começou a apresentar sintomas como dores de cabeça, febre alta e vômitos na segunda-feira, 8.
Vacina - O governo da Bahia investiu, este ano, cerca de R$ 30 milhões em vacinas contra a meningite meningocócica do tipo C em crianças de até 5 anos em todo o Estado.
A vacinação contra a doença foi retomada anteontem nos postos de saúde, mas estava suspensa desde o último dia 2, depois que o envio da segunda remessa de vacinas do Ministério da Saúde foi adiada, por conta da paralisação das atividades da vigilância sanitária no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), durante o Carnaval.