O Ministério Público Estadual (MP-BA) estabeleceu como meta no âmbito do Meio Ambiente para 2007 extinguir todos os lixões do Estado e exigir junto aos municípios que cuidem corretamente do destino final de seus resíduos sólidos. O dado estatístico que chamou a atenção do órgão aponta para a existência de um maior número de lixões do que de municípios na Bahia.
são 438 em um estado com 417 municípios, afirmou a promotora de Justiça Ana Luzia Santana, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Ceama). A promotora convocou os colegas de profissão a agirem contra os gestores dos lixões na capital e no interior, já que os depósitos a céu-aberto prejudicam a saúde das comunidades.
Durante o evento "Desafio do Lixo, realizado Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Ana Luzia divulgou que o Ceama está elaborando um documento que será entregue ao governador Jaques Wagner para mostrar a necessidade de políticas públicas na área. O encontro reuniu promotores de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Seabra, Teixeira de Freitas e Valença.