Cerca da mil integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), da Pastoral Rural de Alagoinhas e de Paulo Afonso e do Sindicato dos Trabalhadores realizam um protesto na manhã desta segunda-feira, 10, na Fazenda Cajuba, no trecho que liga os municípios de Nova Soure e Ribeira do Pombal (a 271 km de Salvador). Os manifestantes iniciaram o protesto por volta das 5h, interditando a pista da BR110, no km 220, com muitos galhos e até um carro de som. Os próprios manifestantes fizeram uma barreira humana, provocando um congestionamento de mais de 15 km.
De acordo com o representante do Sindicato dos Trabalhadores e vereador de Nova Soure Marcos Ureilton (PT), as reivindicações do grupo são a desapropriação das Fazendas Cajuba, de propriedade do Grupo Econômico, de Ângelo Calmon de Sá, e Santo Antônio II, prometidas pelo Governo, mas vetadas pelo Derba, além de melhoria na BR 233. Os manifestantes solicitaram ainda uma reunião com o superintendente do Incra, Luís Gurgé, e com um representante do Governo do Estado, para discussão das reivindicações.
Por volta das 10h30, a pista chegou a ser desocupada e ficou livre por cerca de meia hora depois de confirmada da presença de representantes do Incra, mas logo após foi fechada. Os manifestantes afirmam que só vão liberar a pista depois do fim das negociações.
De acordo com a PRF, o superintendente do órgão está a caminho para participar da reunião, que já está marcada para as 15h.