Dois homens foram presos e uma central de videomonitoramento descoberta, no último sábado (31), no bairro do Arenoso, durante uma ação da Polícia Militar, por meio da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Com eles foram apreendidos 147 papelotes de cocaína, 70 pedras de crack, um pen drive, R$ 292 e quatro aparelhos celulares.
O sistema de videomonitoramento, montada por traficantes, estava em uma casa na Rua da Mangueira e era composto por um computador, um monitor LCD, um gravador de DVD, 200 metros de cabo USB, uma caixa preta com uma micro câmera embutida e um aparelho televisor de 21 polegadas. A micro câmera ficava em um poste de energia que monitorava a movimentação da rua.
De acordo com a PM, a descoberta foi em decorrência da realização de rondas no bairro do Arenoso. “Duas guarnições da PM avistaram diversos elementos suspeitos na entrada da Rua da Mangueira e decidiram abordá-los”, explicou o major César, comandante da 23ªCIPM, contando que após a aproximação dos agentes, os suspeitos fugiram disparando de forma aleatória contra os policiais, que responderam ao ataque.
Na perseguição, os PMs avistaram um imóvel com a porta aberta, e o cercaram. Ao entrarem no local foram encontrados e presos: Alexsandro Rodrigues Santana, conhecido como “Jhou”, com quatro passagens por furto, e Lucivalvo Lopes Sousa, conhecido como “Val Capenga”, que também possui registro por associação ao tráfico e encontrava-se sob benefício de um alvará de soltura, expedido em 10 de setembro de 2007.
As drogas e o material apreendido dos acusados foram apresentados na 11ª Delegacia Territorial da Polícia Civil.