A estudante Cecília Costa, moradora de Brotas, disse que fica com vergonha de levar amigos de outros estados aos pontos turísticos da capital baiana. “Eles estão abandonados e a gente já não sabe mais o que dizer para explicar por que tudo está sujo e largado”, ela lamentou.
A sensação da universitária está se disseminando e atinge também os visitantes. “Como uma praia como a do Farol da Barra pode estar tão esculhambada?”, questionou o turista Albino Bender, de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul. Ele esteve em Salvador no último feriadão e desapontou-se com o estado das seis escadarias e das balaustradas.
Nas escadas, os corrimões estão enferrujados (em uma das descidas eles já não existem), os degraus estão quebrados e desnivelados, e há sujeira por toda a parte. “Crianças e idosos correm risco de pegar tétano com tanta ferrugem, além de cair e se arrebentar”, protestou Luís Carlos Soares, vendedor de picolé.
As balaustradas estão imundas, quebradas, viraram depósito de cadeiras de praias e guarda-sóis. Não passam por pintura há muito tempo. “A gente vê que as autoridades não fazem nada. Querem que a cidade exploda”, disse o segurança carioca Mário Sérgio Fernandes, que visitou a cidade pela primeira vez e a considerou “decadente”.
Serviços - Conforme a Secretaria de Serviços Públicos do município (Sesp), em relação à limpeza, todos os dias é realizada a lavagem e recolhimento de lixo da localidade. No entanto, no feriado da última terça-feira, as escadarias no entorno do Farol estavam imundas.
A direção da Sesp afirmou, ainda, que a balaustrada foi consertada há alguns meses, mas não respondeu sobre a pintura descascada e queimada nem sobre o mau uso delas. Já a reclamação de que as escadas estão quebradas será verificada pelo órgão da prefeitura, a fim de resolver qualquer problema que esteja afetando a organização e a limpeza no bairro.
Falta d’água - A manutenção da adutora da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), nesta quinta, deixa alguns bairros da Grande Salvador sem água, a partir das 8h.
Serão atingidas as seguintes localidades: Aeroporto, Jardim das Margaridas, Itinga, Capelão, Areia Branca, Jambeiro, Vida Nova, Caji, Estrada do Coco, sede de Lauro de Freitas, Praia de Ipitanga, Aracuí, Vilas do Atlântico, Buraquinho, Loteamento Miragem, Portão, Busca Vida e Sucupió.
Segundo a assessoria da Embasa, o serviço será normalizado em até 24h.