Salvemos o mundo e o Brasil
Pereira de Sousa
Não é megalomania o sonhos de notívago mal acordado; é a convicção do homem calejado na vida e atento aos acenos de Deus Pai. S. Paulo é mestre neste assunto, como em tantos outros, pois escreveu a Timóteo a seguinte recomendação: Eu recomendo, pois, antes de tudo, que se faça pedidos, orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens, pelos reis e todos que detêm autoridade a fim de que levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade (1 Tim. 2, 1). Haverá maior recomendação para rezarmos pelos que governam o mundo? Devemos rezar por todos os que detêm autoridade, sem distinção alguma.
Nestes dias de crise política em nossa terra, temos obrigação de rezar por todos os nossos governadores, desde o presidente da República até o mais humilde prefeito para que Nosso Senhor os ilumine nos caminhos retos a seguir. Claramente se vê esta obrigação ao ler o mandamento apostólico, mas também dos próprios ensinamentos da santa Igreja.
Ainda não tenho a primeira encíclica de Bento XVI. Pelos jornais, soube que o papa dirige um apelo quase igual aos cristãos: devem agir nas suas competências no sentido de ajudar o Estado a resolver muitos problemas de governança.
Não que substituamos o Estado, mas como sempre se explicou que pelo princípio de subsidiariedade devemos ajudar o Estado, não substituí-lo. Quando tiver o texto completo de Bento XVI, verei que ele segue a linha de João XXIII, Paulo VI e as grandes encíclicas de João Paulo II. Nem poderia ser de modo diferente, pois a tradição de ensinamentos é sempre linear e jamais um papa contraditará o outro.
Se a crise é mundial, e é, devemos rezar pelo mundo. Rezar pelo todo-poderoso Bush, pelos governantes dos países do Oriente Médio, sem esquecermos todos os continentes, pois que em todos há crises medonhas de caridade. Ainda agora vimos as mortes de afegãos e libaneses aos protestos dos muçulmanos contra as tais diatribes de certos jornais dinamarqueses e europeus que, segundo os muçulmanos, são uma heresia contra o profeta máximo dos árabes. Não compreendo a reação que veio por parte dos árabes.
Eu sei que o profeta Maomé pediu aos seus seguidores que respeitassem os que seguiam o livro, o judaísmo que tinha nos seus livros sagrados a norma de conduta. Alguns comentaristas que li, me disseram que os muçulmanos respeitam a liberdade de consciência. Nós também, ocidentais, temos de respeitar a liberdade de consciência, mas a liberdade de consciência não deve ultrapassar o direito dos outros. A liberdade de expressão, a duras penas conquistada, deve coexistir com a responsabilidade perante quaisquer manifestações.
No dosar a liberdade com essa responsabilidade está o x da questão. Os jornalistas sofreram muito nos últimos anos. Escreveram opiniões que ofenderam a verdade ou ofenderam autoridades. Estas foram à Justiça pedir retratações, quando não multas pecuniárias. Nestes protestos dos muçulmanos, não haverá excessos reprováveis? Não sei. Se não vi as tais charges, não posso opinar, mas charges são modos de criticar de forma alegre. Rezemos para que esta crise não se alastre mais e tenhamos paz.
Horários de missas para o final de semana
Missas no sábado
Igreja do Senhor do Bonfim -7, 8 e 17 horas.
Igreja da Ceia do Senhor (Cabula VI): 8 horas (somente no 1º sábado de cada mês)
Capela de Nossa Senhora da Palma (Mouraria) - 17 horas.
Igreja de Nossa Senhora (Igreja da Lapinha) - 7 horas e 17h30.
Igreja de Nossa Senhora da Vitória - 7 horas; 7h30 e 17 horas.
Igreja da Santana (Rio Vermelho) - 7 e 16 horas.
Igreja Nossa Senhora da Brotas - 8 horas e 8h30.
Igreja Menino Jesus de Praga (Liberdade) - 7h30 e 17 horas.
Conceição da Praia - 7h30.
Igreja da Piedade - 7h30, 8h30 e 18 horas.
Nossa Senhora da Conceição da Praia - 7h30.
Nossa Senhora da Conceição (Itapuã) - 17 horas (missa comunitária no CTL) e 18h30 (Santa Missa da Família, na igreja matriz).
Nossa Senhora da Boa Viagem - 17 horas.
Nossa Senhora da Luz (Pituba) - 7, 17 horas e 20h30.
Igreja de Santana - 18 horas e 19h30.
Igreja Nossa Senhora da Assunção (Itaigara) - 19h30.
Convento de São Francisco: 7 horas, 7h30 e 18 horas.
Santuário Nossa Senhora Educadora (Isba - Ondina) - 17h
Missas no domingo
Catedral Basílica (Terreiro de Jesus): 9 e 18 horas.
Basílica do Senhor do Bonfim: 6, 7h30, 9, 10h30, 17 horas e 18h30.
Colégio Nossa Senhora das Mercês (Avenida Sete): 8 horas.
Igreja da Ceia do Senhor (Cabula VI): 8 horas
Igreja Nossa Senhora da Piedade (Praça da Piedade): 6h30, 7h30, 8h30, 11 e 18 horas.
Igreja de São Pedro (Praça da Piedade): 9, 12, 17 e 19 horas.
Igreja Nossa Senhora da Luz (Praça Nossa Senhora da Luz Pituba): 7 horas, 8h30, 11h30, 17h30 e 19h30.
Igreja de São João Evangelista (Mussurunga): 9 e 19 horas.
Nossa Senhora da Conceição do Tororó (Tororó): 8h30.
Nossa Senhora da Conceição da Praia: 8 horas.
Nossa Senhora de Brotas (Av. Dom João VI, 423): 6h30, 8 horas e 19h30.
Nossa Senhora da Conceição (Itapuã): 7h30 (missa comunitária na matriz), 9 horas (batismos com Liturgia da Palavra), 9 horas (missa comunitária no Clube dos Aposentados), 18h30 (santa missa comunitária dos jovens na matriz).
Nossa Senhora da Vitória (Largo da Vitória): 7h30, 9, 18 horas e 19h30.
Igreja Nossa Senhora da Assunção (Itaigara): 8 e 18 horas.
Igreja da Ressurreição do Senhor (Ondina): 19 horas.
Igreja Santa Rosa de Lima (Costa Azul): 9 e 19 horas.
Convento de São Francisco: 8 horas, 9h30 e 11 horas.
Igreja de Santana: 7 horas, 8h30, 19 horas e 19h30.
Santuário Nossa Senhora Educadora (Isba - Ondina) - 8 horas e 18h30
Reunião ampliada
A Reunião Ampliada Regional das Pastorais da Juventude do Brasil do Regional Nordeste III (Bahia e Sergipe) acontecerá na cidade de Santo Amaro, de 17 a 19 deste mês. A atividade terá como tema Projeto de Vida e se destina a três delegados jovens e um assessor de cada arquidiocese e diocese do regional.
A programação contará com orações, celebração eucarística, troca de experiências, palestra e partilha sobre o tema central, além de apresentações culturais, festa e reencontros. Os interessados em participar devem mandar e-mail para pjbne3@yahoogrupos.com.br, confirmando a presença.
LOsservatore Romano
Será assinado, dia 15, em Roma, o acordo entre a Libreria Editrice Vaticana e a Editora Santuário de Aparecida, sobre a edição em português do LOsservatore Romano e que passará a ser impresso e distribuído no Brasil pela Editora Santuário, com arquivos vindos prontos de Roma por via eletrônica.
Workshop Cidade da Luz
O Centro Espírita Cavaleiros da Luz iniciou na última quarta-feira, com aula inaugural de José Medrado, a sua programação de cursos, que abrangem Espiritismo para Iniciantes, Básico de Espiritismo, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, além dos cursos específicos.
Para maiores informações, ligar para o centro 3363-5538. Neste domingo será realizado, também no Cidade da Luz, Rua Barreto Pedroso, 295, Pituaçu, o workshop Problemas: ajustes, soluções, com José Medrado, na Cidade da Luz. Maiores informações no site
www.cidadedaluz.com.br.
D. Dominique no Araguaia
O Papa Bento XVI nomeou, na última quarta-feira, bispo da vacante diocese da Santíssima Conceição do Araguaia (PA), dom Dominique Marie Jean Denis You, promovendo-o da sede titular de Auzia e do ofício de auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia. O comunicado em Salvador foi feito pelo cardeal arcebispo dom Geraldo Majella Agnelo, através da Rádio Excelsior da Bahia.
D. Dominique nasceu em 3/7/1955, em Gassin, Var, França, tendo sua ordenação sacerdotal pelo cardeal Bernardin Gatin, para a diocese de Tulle (França), em 23/7/1981. Enviado pelo bispo de Tulle, como padre Fidei Donum a serviço da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, em outubro de 1992. Foi eleito bispo auxiliar de Salvador em 11/12/02, com ordenação episcopal em 10/02/03, em Salvador.
Novos telefones no Centro de Pastoral
Todas as pastorais que funcionam no Centro Arquidiocesano de Pastoral estão com números novos de telefone: Recepção Pastoral 4009-6670, Ação Social Arquidiocesana 4009-6672, Pastoral da Saúde 4009-6684, Pastoral Carcerária 4009-6681, FCD 4009-6692, Pastoral do Menor 4009-6660 e Pastoral da Criança 4009-6683.
Preparando festa
A Paróquia de São José de Amaralina já está se movimentando para arrecadar recursos para a festa de São José. Toda sexta-feira tem bate papo, a partir das 20 horas, em frente à Igreja. Hoje, tem festival de sorvete, das 16h às 18h30, na Casa Belém, em Amaralina.