Nesta sexta-feira, dia 15, Salvador será uma das capitais brasileiras engajadas na campanha do Dia Mundial de Conscientização sobre linfoma, um tipo de câncer que atinge o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo. A iniciativa no Brasil é da ong Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e tem o objetivo de conscientizar a população a respeito dessa doença que atinge milhares de pessoas. Além da capital baiana, São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Rio de Janeiro farão parte do roteiro de ações da campanha.
Nessas cidades, os moradores, além de praticarem atividades físicas, darão sua colaboração pintando uma tela, com base no tema da campanha deste ano, Luz da Esperança. Os quadros serão instalados em um painel maior, com o logotipo da Coalizão Linfoma ao centro. Posteriormente, esses painéis serão doados para hospitais das respectivas cidades.
Uma pesquisa realizada em vários países pela Coalizão Linfoma, ong mundial que atua no esclarecimento sobre a doença, aponta que no Brasil apenas 12% das pessoas sabem ou conhecem algo sobre esse tjpo de câncer do sistema linfático. Em contrapartida, 86% das pessoas querem saber mais sobre a doença. Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2004 foram registradas 3.194 mortes em decorrência deste tipo de câncer, uma média de 8,5 mortes por dia.