A partir desta quarta, 24, acontece o Seminário Nacional de Polícia Comunitária, que reunirá especialistas em segurança pública de todo o país e também do exterior. A solenidade de abertura será às 9 horas, com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Antônio Carlos Biscaia, e do secretário da Segurança Pública da Bahia, Paulo Bezerra, dentre outras autoridades. O evento acontece no Hotel Fiesta, no Itaigara, e prossegue até sexta-feira, 26.
Na programação desta quarta, acontecerão palestras e mesas-redondas, com os temas “Reforma Administrativa das Polícias por Meio de Ações de Polícia Comunitária”, “A Política Nacional de Polícia Comunitária”, “A Mediação de Conflitos em Polícia Comunitária – Uma Perspectiva Prática”, “Efetivação da Mobilização Social para Realização de Polícia Comunitária”.
Também serão discutidas no dia, as ações do programa criado este ano pelo Ministério da Justiça, com o objetivo de combater a criminalidade através de ações preventivas, e lançado recentemente em Salvador.
Na quinta-feira, 25, a programação será iniciada às 9 horas, com o tema “Estruturação, Funcionamento e Sustentabilidade dos Conselhos Comunitários de Segurança”. Ainda serão discutidos temas como “Pesquisa, Tecnologia e Intervenção Sócio-Educativa do Uso da Força não Letal Aplicada a Polícia Comunitária”, “Importância da Integração das Forças de Segurança na Consolidação da Filosofia de Polícia Comunitária”, “Experiências e Práticas Sociais de Prevenção à Criminalidade”.
No último dia do evento, sexta-feira, a partir das 8 horas, serão debatidos os temas sobre “Mecanismos de Monitoramento e Avaliação de Resultados em Polícia Comunitária”, “Experiências do Prêmio Polícia Comunitária-Motorola/Senasp 2005”, “Polícia Comunitária-Arquitetura na Prevenção do Crime” e “As Experiências das Bases Comunitárias-Práticas Diárias”, marcando o encerramento da programação do seminário nacional.
Programação
Dia 24 (quarta-feira)
9h – Abertura | Palestra: “Reforma Administrativa das Polícias por Meio de Ações de Polícia Comunitária”, com o secretário da Senasp, Antônio Carlos Biscaia.
10h – Palestra: Ações do programa criado de combate a criminalidade pelo Ministério da Justiça, com o secretário-executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira da Silva.
11h – Mesa-redonda: “A Política Nacional de Polícia Comunitária”, com o tenente-coronel Nazareno Marcineiro, da Polícia Militar de Santa Catarina, e Pehkx Jones Gomes da Silveira (Senasp), e Eraldo Viegas, também da Senasp, como mediador.
14h – Mesa-redonda: “A Mediação de Conflitos em Polícia Comunitária – Uma Perspectiva Prática”, com Júlia Belota (Polícia Civil do Amapá), como mediadora, e as participantes Célia Zapparolli (SP), Lúcia Jaccoud (Polícia Civil do Acre) e Gláucia Passarella (TJ-DF).
16h - Mesa-redonda: “Efetivação da Mobilização Social para Realização de Polícia Comunitária”, com o capitão Alexandre Magno (Polícia Militar – MG), mediador, e os professores Gey Espinheira (Ufba) e Márcio Simeone (UFMG).
Dia 25 (quinta-feira)
9h – Palestra: “Estruturação, Funcionamento e Sustentabilidade dos Conselhos Comunitários de Segurança”, com a mediação do major da Polícia Militar do Paraná, Marco Rocha, e participação do coordenador da Consegs do Paraná, Junior Emerson Zarur; do ex-diretor de Defesa Social do Ceará, Franklin Lopes, e do presidente da Federação Baiana de Conselheiros Comunitários, Francisco Alves Borges.
10h30 – Palestra: “Pesquisa, Tecnologia e Intervenção Sócio-Educativa do Uso da Força não Letal Aplicada a Polícia Comunitária”, com a mediação do tenente coronel Robson Campos (PM-MG), e a presença do instrutor da polícia dos Estados Unidos, Charles Saba; o diretor da Welse Itage, Antônio Carlos Magalhães, e o tenente coronel Wilquerson Sandes (Polícia Militar – MT).
14h – Mesa-redonda: “Importância da Integração das Forças de Segurança na Consolidação da Filosofia de Polícia Comunitária”, com os especialistas Roberto Diniz, presidente da CNGC, Maurício Campos (Secretário de Segurança – MG) e Robson Robin (Senasp) serão mediados por Juliana Barroso, também da Senasp.
16h - Mesa-redonda: “Experiências e Práticas Sociais de Prevenção à Criminalidade”, com a secretária Municipal de Defesa Social de Diadema-SP, Regina Miki, o representante do Projeto Esporte a Meia Noite, coronel Cláudio Farias, e a representante do Projeto GEPAR (Fica Vivo), coronel Luciene Magalhães, e Cristina Villanova (Senasp), como mediadora.
Dia 26 (sexta-feira)
8h - Mesa-redonda: “Mecanismos de Monitoramento e Avaliação de Resultados em Polícia Comunitária”, mediada por Marcelo Duarte, da Senasp, e com os participantes o tenente-coronel PM Marcílio Rossini, de Pernambuco, o coronel PM José Góes (BA).
10h30 – Mesa-redonda: “Experiências do Prêmio Polícia Comunitária-Motorola/Senasp 2005”. (Não foi informado o nome dos participantes)
14h - Mesas-redondas: “Polícia Comunitária-Arquitetura na Prevenção do Crime”, (Não foi informado o nome dos participantes)
16h - Mesa-redonda: “As Experiências das Bases Comunitárias-Práticas Diárias” (Não foi informado o nome dos participantes)