A Diretoria de Museus (Dimus), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), vai elevar de dois para cinco o número de seguranças no Espaço de Esculturas Mário Cravo, no Parque Metropolitano de Pituaçu. O objetivo é evitar que, durante o Dia das Crianças, neste domingo, 12, aconteçam acidentes como o de domingo passado, 5, quando um visitante se machucou ao cair de uma das esculturas. Tiago Nascimento fraturou o braço direito, foi atendido no Hospital Geral do Estado e passa bem. Ele teria subido na obra de arte, segundo a administração do parque.
A coordenação de gestão do Parque de Pituaçu solicitou o isolamento individual das esculturas e determinou que o pessoal de segurança patrimonial oriente as pessoas a não manterem contato direto com os objetos.
A presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), Maria Del Carmen, garantiu também estar atenta à manutenção do Parque de Pituaçu, ainda que a gestão do espaço público agora seja compartilhada entre a Secretaria de Meio Ambiente e a de Cultura. É que um contrato entre a Conder e Mário Cravo Júnior se mantém desde 1994, e, graças a ele, o apoio para a manutenção das obras é prestado pelo órgão, segundo informou a sua presidente.
“Nós cuidamos das áreas verdes e dos alambrados próximos às esculturas. Quem faz a gestão de recuperação das obras é o próprio Mário Cravo. É um museu ao ar livre, e ele acha importante a interação do público com a peça. O artista cuida diretamente das esculturas de sua autoria. Ele diz ao pessoal de apoio o que deve ser feito”, disse Del Carmen.
A responsável pelo Parque de Esculturas, Isabela Oliveira, afirma que algumas peças estão realmente enferrujadas, mas que isso até contribui para a especialização dos jovens que são treinados em manutenção de esculturas pelo próprio Mário Cravo. “É assim que eles aprendem”, disse. Ela garantiu que os visitantes são impedidos de tocar nas obras e que o acidente do domingo passado aconteceu às 18h30, quando o parque já estava fechado.
ESPAÇO – Além das 158 esculturas de Mário Cravo Júnior, o Parque de Pituaçu, em seus 420 hectares, conta com pista de patinação e de skate, ciclovia de 15 quilômetros e três trilhas. Para este domingo, o espaço tem programação especial em homenagem ao Dia das Crianças, com cama elástica e oficina de construção de objetos a partir de garrafas pet.