As celebrações em louvor a Senhor do Bonfim começam nesta quinta-feira, 4, com o novenário que precede a festa ao santo mais popular da Bahia. A novena segue até o dia 13, com início sempre às 20 horas.
A expectativa da administração da Igreja do Senhor do Bonfim é de que cerca de 1,5 mil pessoas encham o templo para participar dos festejos. Neste ano o tema central da novena é O amado Senhor do Bonfim na sua cruz, indica o maior gesto de amor de Deus pela humanidade, baseado na encíclica Deus é Amor do Papa Bento XVI.
Os preparativos para a novena já começaram. O templo receberá decoração especial nos dias de louvor ao santo. As celebrações vão contar com evangelização, pregação e música com coral e orquestra. A novena só será interrompida na quinta-feira, 11, para a realização da Lavagem do Bonfim, quando a escadaria da Igreja será lavada por baianas com água de cheiro.
O grande dia de festa para Senhor do Bonfim é o domingo 14, quando será realizada uma missa solene, às 10h30. A missa será presidida pelo Monsenhor Walter Jorge Pinto de Andrade, com pregação de Monsenhor Gaspar Sadoc.
Além da novena em homenagem a Senhor do Bonfim, nesta sexta-feira, 5, a primeira do ano, o templo deve ser visitado por milhares de fiéis, que vão agradecer pelo ano de 2006 e renovar os pedidos de ajuda para 2007. A expectativa é que durante todo o dia as missas sejam assistidas por cerca de mil devotos. Serão celebradas missas às 6h, 7h, 8h, 9h e 17h. Ás 20h, acontece a novena.
O tesoureiro da igreja, Luis Geraldo Freire de Carvalho, explica o motivo da devoção da grande movimentação no templo na última e na primeira sexta-feira do ano: A sexta-feira é o dia em que a Igreja celebra a morte de Jesus.Como Senhor do Bonfim é Jesus crucificado, as celebrações a ele sempre foram realizadas neste dia da semana, conta.