Caminhada Penitencial
Domingo acontece mais uma Caminhada Penitencial, um dos eventos católicos de maior participação em Salvador. Antes, às 7 horas, uma missa campal será presidida pelo cardeal arcebispo D. Geraldo Majella Agnelo, no Largo dos Mares.
A caminhada, realizada desde 1985, sempre no 3º domingo da Quaresma, que vai dos Mares ao Bonfim, costuma reunir quase 150 mil pessoas e tem como gesto concreto a arrecadação de alimentos para as Obras Sociais de Irmã Dulce e Casa de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/Aids.
Pelo caminho, chamam a atenção as várias demonstrações de fé dada por homens e mulheres de todas as idades, inclusive crianças.
Se hoje reúne tanta gente, na década de 80, quando teve início, era formada por algo em torno de cinco mil fiéis integrantes das paróquias da Suburbana, que arrecadavam doações para as Obras de Irmã Dulce.
Em 1989, o então arcebispo de Salvador, D. Lucas Moreira Neves, oficializou o evento quaresmal, hoje considerado um dos mais importantes do calendário litúrgico baiano.
As doações são recolhidas por diáconos no Largo de Roma e em outros pontos distribuídos ao longo da caminhada.
Protesto
Hoje, às 19 horas, amantes e entidades defensoras dos animais vão se concentrar no Terreiro de Jesus num ato público contra a Farra do Boi, realizada em Santa Catarina.
O movimento Diga Não à Farra do Boi, deflagrado hoje em Salvador, acontece em nível nacional e em protesto contra as recentes declarações do governador daquele Estado, que considera a farra um evento cultural. Pobres animais...
Inverno
As chuvas vêm aí e os usuários dos abrigos da J.Decaux que se preparem.
Os abrigos que não protegem do sol não protegem da chuva.
Preparem-se também para enfrentar os banhos de água suja promovidos pelos veículos que passam pelas empoçadas vias da cidade, em que o sistema de drenagem sempre deixou a desejar. Será uma difícil temporada...
Demais
Os ônibus que fazem o percurso Alto da Terezinha/Pituba, pela Avenida Suburbana, encaram nada mais, nada menos 116 quebra-molas instalados pelo caminho. Boa parte deles não autorizada pela prefeitura.
Na ida, são 58 tombos promovidos pelos equipamentos. E mais 58 na volta! Haja estrutura...
Largos
Próximos, os largos da Baixa de Quintas e do Tamarineiro, no Pau Miúdo, estão em condições semelhantes: a pior possível.
As calçadas nem existem mais.
Arriscado
A Rua Conde de Porto Alegre, conhecida como Ladeira do IAPI, fica entre dois despenhadeiros e, por isso, é margeada por altas placas de cimento.
Só que, em alguns trechos, uma ou outra placa foi retirada, ficando uma abertura perigosa. Ontem, podia-se observar que, por conta de uma colisão de veículo, várias placas se soltaram, deixando uma boa área sem proteção.
Um risco para quem passa pelo local, principalmente crianças. Isso fica mais grave neste trecho porque a calçada também está bastante danificada, tornando impossível circular com o equilíbrio necessário. Tanto para simplesmente passar pelo local quanto para não cair na ribanceira...
Outra loja
Os clientes do Supermercado GBarbosa devem estar ansiosos pela inauguração da nova loja que será instalada no Costa Azul, agora em construção.
Atualmente, é impossível comprar na única loja da rede, na Avenida ACM, sem ter que enfrentar imensas filas. Tanto nos caixas para pequenos volumes quanto nos que passam grandes compras.
Fila para todos. E das grandes...
Tombamento
O tombamento da Vitória e o Conselho de Cultura são os temas de uma audiência pública que acontece amanhã, às 9 horas, no auditório da Ceplac, na Avenida Sete. A promoção é da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Assembléia Legislativa, cujo vice-presidente, Javier Alfaya, foi o autor da Lei nº 4.373, que criou o Conselho Municipal de Cultura, em 1991. O conselho jamais foi instalado e, agora, por exigência do Ministério Público, deve ser constituído em seis meses (três já se passaram). O prefeito quis se antecipar e estabeleceu março como prazo.
Embasa I
Há um mês, o fornecimento de água no bairro do Monte Serrat, na Cidade Baixa, vem se mostrando irregular.
O problema se intensificou há duas semanas, tempo que não cai uma gota de água das torneiras. Mas a Embasa justifica: no Monte Serrat, a água continua faltando ainda em conseqüência do vandalismo praticado em Pedra do Cavalo. Como é um lugar alto e de pressões baixas, tem o abastecimento complicado.
Embasa II
Já em Jacobina, os moradores dizem que, se o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a Entidades Públicas conhecesse a qualidade da água servida ao povo de município bastante barrenta e cara , pensaria duas vezes antes de premiar a Embasa.
A empresa reconhece a alteração da cor da água durante o processo de fornecimento, mas garante que nada compromete as suas condições de potabilidade.
Quer dizer, não é incolor como deveria, mas é de boa qualidade.
Água
E ontem, enquanto a Embasa era premiada em Brasília, o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto divulgava a caminhada que será realizada no próximo dia 22, Dia Mundial da Água.
Pretende denunciar a situação de Salvador, onde são mais de 60 mil pessoas sem abastecimento. A carência de saneamento água e esgoto é responsável por 60% das internações hospitalares.
O Grito da Água vem sendo realizado há seis anos no centro da cidade, animado por trios elétricos. O evento vai denunciar também a persistente ameaça de privatização do saneamento.
tempopresente@grupoatarde.com.br