Inadimplência no Mercado Modelo
As vantagens são muitas, mas não há contrapartida por parte dos comerciantes do Mercado Modelo. Atualmente, a inadimplência em relação à taxa de condomínio e a de apoio ao turista chega a quase 50%.
Não é uma situação nova. Desde a administração passada que a irregularidade nos pagamentos tem criado dificuldades até no cumprimento de obrigações trabalhistas. O atraso no pagamento dos servidores é uma constante.
Uma inexplicável condescendência por parte da prefeitura dá condições aos permissionários de passarem vários meses sem pagar as devidas taxas, o que representa, atualmente, uma dívida total de R$ 456 mil.
Contudo, são os órgãos municipais que ainda se responsabilizam pela manutenção do espaço. Uso do dinheiro público em favor de particulares.
Depois de bater de frente com os donos de blocos de trio, a Secretaria Municipal da Fazenda pode voltar os olhos nesta direção.
Pouca coisa
Em Paripe, nas localidades de Gameleira e Cocisa, os arrombadores se dão ao trabalho de invadir os pobres barracos de trabalhadores que passam o dia fora de casa.
Usam até picaretas para invadir as humildes residências, de onde levam rádios, tevês e outros eletrodomésticos, conseguidos pelos proprietários a duras penas.
Pior do que serem lesados, é a humilhação por que passam na hora de registrar queixas na 5ª Delegacia de Polícia.
O roubo de objetos de pouco valor tem atenção equivalente dos policiais.
Brotas
Poucos ônibus, coleta irregular de lixo e um posto de saúde que está em reforma há dois anos!
Estas são algumas das dificuldades enfrentadas pelos moradores do Engenho Velho da Federação.
Raríssimos os coletivos que têm como destino a Barroquinha e a Lapa.
O lixo acumula-se nas esquinas.
E o posto médico está fechado há dois anos. Um atendimento precário é feito, provisoriamente, numa escola do bairro. Os moradores têm direito a médico clínico, pediatra e ginecologista, mas os casos de emergência são encaminhados ao 5º Centro, na Vasco da Gama, ou ao Hospital Geral.
Vendido
O Grande Hotel de Itaparica, primeiro hotel-cassino da Bahia, construído em 1950 e conhecido como centro preferido de lazer e repouso da sociedade na Bahia até início da década de 80, será vendido para o Sesc (Serviço Social do Comércio).
A venda está sendo efetivada hoje, nas suas dependências.
O imóvel, que já teve momentos de glória e abrigou importantes personagens dos cenários regional, nacional e até internacional, está desativado há dez anos.
De volta
Um pingüim, que estava sob os cuidados do Centro de Resgate de Mamíferos Aquáticos, será devolvido ao seu habitat hoje, após passar uma temporada em recuperação em Salvador.
O animal chegou aqui em maio do ano passado, pesando apenas 450 gramas e desidratado. Hoje, pesa 4,5 quilos.
O pingüim segue de avião para Porto Alegre, onde será devolvido ao oceano.
Afrodescendentes
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) será homenageado segunda-feira por comunidades afrodescendentes da Bahia, na 8ª Plenária das Comunidades Tradicionais Afrodescendentes, que acontece, a partir das 12 horas, no Quilombo Urbano e Terreiro Mansu Dandalungua Kokuazenza.
Na Bahia, duas comunidades que, em 2003, recebiam cestas básicas, hoje vendem sua produção ao governo federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.
No evento, também será anunciado o início do cadastramento de famílias de comunidades quilombolas para a inclusão no Bolsa Família, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, presidida pelo baiano Ubiratan Castro.
Seca
O Loteamento Mirageme, em Lauro de Freitas, está no período de seca anual, como acontece a cada início de verão.
Os moradores do condomínio sofrem com a falta de água, reclamam com a Embasa, mas a informação que recebem é que não existe nenhum motivo que justifique a falta de água para esta localidade.
Ora!
Qualquer um deve entender que, no verão, a demanda é maior. O que não se compreende é o porquê de nada ser feito para evitar tal situação.
Salvos
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) comemora a redução no número de afogamentos fatais em 2005.
Credita o fato aos programas de conscientização junto a vários segmentos da população.
Além de palestras em escolas e universidades, o órgão treinou barraqueiros para fazer o resgate solidário.
Certamente, até a bandeirinha vermelha sozinha, como fica em alguns trechos de praia deve ter convencido os banhistas a tomarem mais cuidado com a maré...
Rapidinho
Na pressa de prestar um bom serviço e deixar os passageiros em seus respectivos pontos de parada na hora certa, o motorista do ônibus de série 0344 da empresa Verdemar trafegava aos primeiros minutos de ontem numa exagerada velocidade.
Deveria estar muito atrasado para cumprir também o horário estipulado pela empresa para fazer o roteiro.
Sangue
A Fundação Hemoba realiza hoje a primeira coleta externa de sangue do ano de 2006.
O posto itinerante será instalado na Clínica CAT Centro de Atendimento ao Trauma, que fica na Avenida Barros Reis, próximo à Rótula do Abacaxi e funcionará das 9 às 17 horas.
A doação também pode ser agendada pelo telefone 0800-71-0900. O call center funciona das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, exceto aos sábados, para agendamento, e 24 horas para informação. Informações sobre doação de sangue podem também ser obtidas no site hemoba www.hemoba.ba.gov.br.
tempopresente@atarde.com.br