As cidades localizadas na faixa centro-norte da Bahia ficarão bastante expostas à radiação solar neste fim de semana, segundo informou, nesta sexta-feira, 21, o Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH). A quantidade de radiação que será emitida é considerada “muito alta e extrema”, conforme avaliação da
Organização Mundial de Saúde (OMS).
O problema é causado pela estação seca que atinge a região nordeste do país nos meses de agosto, setembro e outubro, com baixa cobertura de nebulosidade. Neste ano, a intensidade está maior. Para evitar problemas, a população deve se prevenir, evitando muita exposição ao sol. Protetor solar, óculos escuros e bonés devem ser usados.
A incidência de uma massa de ar quente e seco nas regiões centro-oeste, sudeste e parte das regiões nordeste e norte do Brasil deixa os órgãos em alerta por conta da probabilidade de queimadas. As regiões Oeste, Norte e do São Francisco são as que mais correm riscos na Bahia, sobretudo entre as 11 e 16 horas. Nesses locais, as temperaturas podem chegar a 36º C e a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%.
Nesses locais, a massa de ar quente manterá o céu claro e a umidade do ar com valores baixos, neste sábado e domingo. O mesmo ocorrerá na faixa centro-oeste
das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste. Nos outros pontos da Chapada e Sudoeste, o céu deverá permanecer parcialmente nublado a claro. Não há possibilidade de chuvas e as temperaturas devem chegar a 16 graus.
O tempo permanecerá instável nas regiões do Recôncavo, Sul e Nordeste da Bahia, com o céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas. Segundo o SRH, o tempo é provocado pelos ventos úmidos que partem do Oceano Atlântico. As chuvas serão mais freqüentes no período noturno e nas primeiras horas da manhã e as temperaturas devem variar entre 21 e 32ºC.
Em Salvador e Região Metropolitana, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, sobretudo durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas deverão variar entre 21ºC e 32ºC. Em toda a costa baiana, o mar continuará agitado e as ondas poderão atingir ate dois metros entre as cidades de Porto Seguro a capital baiana.