Três das quatro vítimas de meningite meningocócica do tipo C internadas no Hospital Couto Maia apresentaram significativa melhora, informou nesta terça-feira, 13, a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A vítima internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continua em estado grave, mas estável.
De acordo com o órgão, completando-se amanhã quatro dias (96 horas) sem um novo caso, esta será a indicação de que as ações de bloqueio realizadas pela Vigilância Epidemiológica foram eficientes. A Sesab informou, ainda, que após cinco dias sem um novo caso, considera-se que o surto está sanado, por perder o vínculo epidemiológico.
O caso - Sete funcionários do Complexo Hoteleiro de Sauípe contraíram meningite meningocócica do tipo C desde o último dia 4. Contudo, o surto somente foi constatado pela Sesab na última sexta-feira, 9, quando a doença foi confirmada em mais cinco trabalhadores.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou nota no último domingo, 11, confirmando o surto e afirmando que a medicação preventiva foi iniciada, assim que constatados os casos, para todas as pessoas que tiveram contato direto com os trabalhadores e que apresentaram os sintomas da doença, tanto no ambiente de trabalho quanto no domiciliar.
Em paralelo, entre quarta-feira, 7, e sábado, 10, ocorreu, no Complexo do Sauipe, o evento de axé Sauipe Folia, que reuniu milhares de pessoas. Na ocasião, a direção do Complexo Hoteleiro afirmou que os funcionários que morreram por causa da meningite não tinham contato direto com os foliões da festa fechada, e que por isso não haveria motivo para pânico.
A Sesab também afirmou que não havia necessidade de adiar a festa porque o contágio restringiu-se a uma área que não representava risco para os hóspedes.