Um grupo de turistas alemães três mulheres e dois homens evitou incluir o Rio de Janeiro no roteiro que traçaram para conhecer o Brasil, segundo uma fonte do grupo hoteleiro que os hospeda, para evitar ser assaltado. Não adiantou.
Anteontem à noite, a van que os transportava do Aeroporto Internacional de Salvador para o Resort Iberostar, na Praia do Forte, foi interceptada em um trecho da Estrada do Coco, próximo à entrada de Lauro de Freitas, por um bando que ocupava um Ecosport.
Os turistas tiveram as malas roubadas por quatro bandidos, que estavam, segundo o motorista da van, armados de pistolas e um fuzil. Segundo ele, o roubo ocorreu pouco depois das 22 horas e os homens agiram com aparente tranqüilidade, apesar do intenso movimento de pessoas e carros. Até ontem, a polícia não tinha pistas.
De acordo com a delegadaMaritta Souza, titular da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deltur), a van deveria integrar o comboio costumeiro de transporte de turistas do aeroporto para o litoral norte, mas saiu adiantada.
No boletim de ocorrência, feito ainda na noite do crime, eles não revelam se portavam valores em dinheiro ou jóias. A queixa foi prestada no posto da Polícia Civil que está localizado no aeroporto.
Nela, consta que havia roupas, documentos, telefones celulares e equipamentos eletroeletrônicos, como câmeras fotográficas e filmadoras.
Quem comunicou foi o motorista da van, que também teve a mochila roubada, esclareceu o comissário Berival Santana, investigadorchefe da Deltur. Hoje, as vítimas do assalto irão ao Consulado da Alemanha, em Salvador, para solicitar novos passaportes. Localizado por A TARDE, o motorista disse não ter autorização para dar informações sobre os turistas.
Respondeu apenas sobre as circunstâncias do roubo: O Ecosport abalroou a lateral da nossa Sprinter, então desviei para a outra lateral, pensando que fosse alguém muito apressado, mas logo eles apontaram as armas e foram me fechando. Eu não tinha como continuar, lembrou. Depois de interceptar a van, um dos ladrões tomou a direção do veículo e o levou para uma estrada vicinal, onde o saque foi concluído.
Na ocorrência, consta que, após a queixa prestada no aeroporto, os agentes tentaram contato com a Central de Telecomunicações da Polícia (Centel), pelo rádio, mas não conseguiram. O contato teve de ser feito por telefone, registra o boletim. Segundo a polícia, o grupo está sob cuidados da operadora de viagens Thomas Cook, com pacotes na rede Iberostar.
REINCIDÊNCIA Assaltos semelhantes já ocorreram na mesma via, em 2004 e 2005, alguns perpetrados por bandos liderados pelos bandidos Fábio Olodum e Eduardo Oliveira, o Duda Simpson. Olodum foi morto pela polícia baiana, e Simpson, pela polícia paulista.
No ano passado, como esclareceu a delegada Maritta Souza, as vans e os ônibus que transportam turistas para o litoral norte passaram a andar à noite em comboios e em certos casos escoltados por equipes das polícias Militar ou Rodoviária Estadual. Vamos manter contatos com as vítimas e relacionar pertences e valores. Isso deve facilitar a investigação, concluiu a titular da Deltur.