>>Fraude cancela vestibular da Uneb
A estudante Ana Íris Carvalho, 21, se dirigia para o último dia de revisão pré-vestibular antes da prova da Uneb, que ocorreria neste domingo, quando viu no jornal a notícia da suspensão do exame, na manhã do sábado, 20. “Eu estava no ponto de ônibus, a caminho do cursinho. Tomei um susto, não esperava por isso”, contou.
A Consultec, empresa contratada para elaboração das provas, já está investigando o vazamento de informações , após ter recebido denúncia anônima, na sexta-feira, via fax. “Foi tudo muito rápido. Estamos em procedimento de apuração”, esclareceu a diretora Itana Marques.
Através de assessoria, a Uneb informou que está cobrando e aguardando respostas da Consultec: “vamos tentar, o mais rápido possível refazer as provas e garantir que nenhum estudante seja prejudicado”. Ainda não há novas datas previstas para as provas, mas já é certo que devem acontecer em janeiro.
“Os alunos vinham em um ritmo de estudo, haviam feito o vestibular da Ufba, e agora vão ficar com esse tempo ocioso, o que gera um desânimo”, avaliou André Luís Barbosa, coordenador do Pré-Vestibular Social Estação Futuro, ligado à Associação de Ex-Alunos da Uneb, cujas últimas aulas de revisão ocorreram no sábado, mesmo com o adiamento das provas.
O professor de inglês do mesmo cursinho, Vítor Lopes, considera que, embora haja possibilidade de mais tempo para estudo, a ansiedade vai prevalecer nesse intervalo. “Devem ser marcadas mais revisões, para os estudantes não ficarem parados. Eles já vinham se planejando e, de certa forma, ocorre uma frustração”, disse.
Para Tatiane Santiago, 29, a notícia não chegou a abalar tanto. “Como eu trabalho muito, não tive o tempo necessário para estudar. Agora, vejo uma nova chance de me preparar”, explicou a servidora pública, que se inscreveu para o vestibular de Direito e para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Bahia, que também ocorreria beste domingo e segunda-feira, sendo igualmente suspenso.
Ana Ísis, que vai tentar o segundo vestibular para Sistema de Informações, após ter perdido o ano passado, não vê muita vantagem: “Perde-se a credibilidade, pois fica a dúvida se isso já vinha ocorrendo antes. Sei que muita gente vai ficar insegura, eu mesma já fiquei”, confessa.
Interior - Cerca de 50 estudantes dos 365 inscritos para o vestibular da Uneb em Eunápolis (a 643 km de Salvador) estiveram no campus, até o meio dia de sábado, em busca de informações sobre a suspensão da prova. Segundo a coordenadora do vestibular, Ivone Marabaia, os candidatos estão sendo avisados por meio de e-mail e um cartaz na porta da instituição.
“Para quem mora fora de Eunápolis, em povoados daqui e de outras cidades, estamos fazendo ligações para as casas ou celulares dessas pessoas para que elas fiquem sabendo do cancelamento, que pegou todos de surpresa“, afirmou.
*Colaborou Mário Bittencourt | Sucursal Eunápolis